Thursday, May 17, 2007

Maria Antonieta: vida e morte da última grande rainha de França

















Boas!
É com este calor exagerado que venho sugerir um livro (que tão bem sabe quando estamos na praia!). Infelizmente, para mim e para muitos outros, os dias de praia ainda estão longe, mas quando surge um bocadinho de tempo livre, porque não aproveitar para pôr a leitura em dia?
Pois bem, é a minha missão de hoje.
Há uns tempos vi o conhecido filme da Sofia Coppola - Marie Antoinette - e fiquei com uma certa curiosidade sobre o contexto histórico do filme. De maneira que decidi ler mais sobre o assunto, e resolvi comprar a biografia mais recente da rainha, escrita por Catalina de Habsburgo-Lorena, sucessora da famosa rainha.
Achava que já sabia algo sobre este período histórico, mas ao terminar o livro fiquei com a sensação de que afinal só sabia 1/10 da história toda. É fácil julgarmos as pessoas quando não sabemos os motivos que as levam a tomar determinadas decisões. E o filme de Sofia, não retratando fielmente a história de Maria Antonieta, leva-nos a crer que as coisas aconteceram de modo diferente, e que a rainha era o demónio em pessoa. Não querendo desculpá-la, pois ela cometeu erros terríveis (bem narrados no livro), mas esta biografia leva-nos a ver o outro lado da rainha: a pessoa humana que ela era, e as demais qualidades que possuía.
É um livro de fácil leitura e que poderá suscitar interesse a quem se interesse por temas históricos. Se for esse o caso, aconselho vivamente! Afinal, o saber não ocupa lugar ;)
Aloha

2 comments:

Carla said...

Gostava de ter ido ver esse filme mas não tive oportunidade. Gosto de filmes históricos, biográficos, pois aprendemos muito sobre uma determinada época. Ajuda-nos a compreender como as pessoas viviam, a sua mentalidade e a sua sociedade...
Gostei da sugestão desse livro! Comecei à pouco tempo a ler o livro "Perfume" mas ainda vou no inicio. Também não deu para ver o filme. Boas leituras!!!

jinhos****

Ana said...

Tem piada! tbm ando com vontade de ler o perfume! Já vi o filme, e a ver se no verão leio o livro!

Bjs ;)