Wednesday, May 30, 2007

Bem-vindos ao império da batata frita



















"10 % das crianças Portuguesas comem batatas fritas e salgadinhos ao pequeno-almoço" era o que se lia como destaque em muitos jornais publicados ontem. Eu que nunca leio e Metro nem o Destak (por achar os seus conteúdos de fraca qualidade) vi-me "obrigada" a agarrar um jornal para ler o resto da notícia. Fiquei incrédula por ler que apenas uma em cerca de 30 000 crianças toma um pequeno almoço saudável!
Portugal lidera o top Europeu da obesidade infantil. Isto é tão ou mais vergonhoso do que muitas outras coisas nas quais estamos sempre em primeiro lugar: analfabetismo, índices de cultura, acidentes... Já sabia que o panorama estava mau, pois é cada vez mais comum ver crianças com 8, 9 anos com níveis elevadíssimos de colesterol, diabetes e doenças afins. Mas o que me ultrapassa ainda mais é o tipo de pais que estas crianças têm. Sim, porque as crianças têm de aprender a comer de forma saudável, entre muitas outras coisas, mas quem tem a obrigação de as educar neste sentido são os PAIS. E na falta deles, os PROFESSORES. Que anda essa gente toda a fazer enquanto os miúdos se transformam em autênticos couch potatoes (batatas de sofá)? É que a obesidade não é um problema isolado; acaba por trazer muitos outros, e o estilo de vida dessas crianças torna-se num ciclo vicioso cada vez mais perigoso. É preciso EDUCAR os Portugueses no sentido de uma alimentação saudável, e fazê-lo cada vez mais cedo.
Uma boa forma é ver o filme Super Size Me. Ao vermos o filme ficamos a pensar que aquilo só acontece nos EUA. Mentira! Acontece aqui mesmo no nosso país, nós é que não estamos a dar conta. O filme retrata a vida de um homem saudável, que durante 1 mês resolve adoptar a alimentação do McDonalds, em todas as refeições (até ao pequeno-almoço, imagine-se), e vai mostrando ao longo desse período os efeitos prejudiciais dessa alimentação, desde fadiga, dores de cabeça, mudanças de humor bruscas, até ataques cardíacos, insuficiência pulmonar e do fígado. Muita gente terá visto o filme e ignorado, mas eu nunca me hei-de esquecer do que lá vi. Sempre fui cuidadosa com a alimentação, mas desde que fui para a faculdade, que as horas de almoço são mentira. Tanto se pode almoçar as 11h como as 15h, estar várias horas sem comer... A pouco e pouco, o nosso corpo vai sofrendo. Depois vem a celulite, o colesterol, a tensão alta... E é aí que nos começamos a preocupar. Eu não precisei de chegar a tanto. Apenas senti que estava a envenenar o meu corpo, e decidi adoptar comportamentos mais saudáveis. Afinal não custa muito, e os principais interessados somos nós!
Basicamente há 3 regras a cumprir:
1) Beber cerca de 1,5 / 2 l de água por dia.
2) Comer de 2 em 2h (para nunca abusar às refeições)
3) Fazer exercício (nem que seja andar a pé)
Nos tempos em que vivemos, com tanto que estudar e trabalhar, e ainda ter que chegar a casa e fazer outras tarefas, é um facto que não sobra muito tempo (ou mesmo nenhum) para o desporto. Mas é apenas uma questão de organização, e até eu que chego a tar quase 12h por dia fora de casa, consigo arranjar um tempinho ;)
Sei que o meu post não vai alterar nada, mas é apenas um apelo à consciência de cada um: tratem bem do vosso corpo hoje, para que ele amanhã trate bem de vocês!
Aloha

No comments: