Saturday, November 1, 2008

Educação em Portugal - de mal a pior

De vez em quando também faz falta um post a dizer mal de qualquer coisa aqui no blog. Pois bem, hoje é esse dia. E o tema escolhido foi o panorama da educação nacional.
Quem esteve minimamente atento às notícias no Verão, deve ter ouvido dizer que os exames nacionais foram uma treta este ano: 96 % das escolas com média positiva a Matemática! Ora isto seria bom se, de facto, o mérito tivesse sido dos alunos, juntamente com um bom trabalho levado a cabo pelos professores. Mas não. O mérito deveu-se ao senhor merceeiro (que eu saiba ele não é nem engenheiro técnico) José Sócrates, que resolveu facilitar as coisas para ficar à frente da Europa nas estatísticas. Quais as consequências desta acção? Daqui a uns anos vão ver-se os resultados, nos futuros engenheiros, professores, médicos, advogados, etc. deste país... Estarão ao nível do nosso primeiro ministro (pior será difícil...). Cada vez é maior o fosso entre o secundário e a universidade, e não adianta nada facilitarem o ensino obrigatório, quando o outro continua na mesma. Quem se lixa mesmo são os alunos... Não me estou a queixar - as coisas têm de ser difíceis, pois só assim os alunos mostrarão do que são capazes. A exigência é a amiga número um da qualidade. É assim que se pensa lá fora, e já que gostam tanto de copiar os exemplos dos outros países, copiem os bons, e não os maus ;)
Não sei onde ele se lembra de arranjar estas medidas milagrosas para inverter toda a situação em Portugal, e com isto, distrair durante um tempo, a população dos verdadeiros problemas que assolam o país. Faz lembrar o discurso que ele fez a meio do ano, dizendo que este ano Portugal não tinha tido quase nenhuns incêndios, graças ao grande investimento feito na formação de bombeiros e novos equipamentos. Será que ele não reparou que este ano houve poucos incêncios devido ao clima que esteve (baixas temperaturas no Verão)? Será ele assim tão atadinho? Ou faz-se? Enfim, os nossos políticos no seu melhor (para não variar).
Aloha

1 comment:

Bug Killer 03 said...

Concordo contigo. Cada vez mais isto tá uma palhaçada pegada... Mas gente com poder não olha a meios para obter os fins. Infelizmente é o mundo em que vivemos