Sunday, May 25, 2008

Eutanásia: sim ou não?
























Já sei o que estão a pensar - outro tema polémico. Sim, é verdade. Mas decidi colocar isto após uma reportagem que vi na TV, acerca de uma mãe de uma menina, cuja filha tinha sofrido um AVC. A mãe, compreensivelmente, estava num estado de sofrimento tal, que pedia por tudo para que a eutanásia fosse aceite em Portugal.
Segundo os médicos diziam, a menina estava em estado de coma desde há uns anos já (ela tinha 9 anos quando sofreu o AVC) e nem conseguiam encontrar razões para o facto de ela estar naquele estado. Mas o que era certo, é que dado o estado dela, dificilmente ela voltaria a ficar bem. Com as coisas neste ponto, e estando a miúda totalmente dependente de máquinas para respirar e comer, a mãe defendia que não queria prolongar o sofrimento da filha, pois ninguém podia fazer nada por ela, nem o dela. Como se já não bastasse isso, ela ficou sozinha. Perdeu o emprego, os amigos e até mesmo a família e marido, tudo porque passou a viver única e exclusivamente em função da filha. Meio país censurou-a quando os jornalistas lhe perguntaram se ela chamava ajuda, caso as máquinas a que a filha estava ligada deixassem de funcionar, e ela disse que não. Disse que só não desligava as máquinas porque cá a eutanásia era crime, mas se fosse preciso chamar alguém, ela não o faria, fingindo que não ouvira, pois assim não seria culpada de nada.
Como este caso, há imensos pelo país e mundo fora. Porque é preciso prolongar o sofrimento das pessoas quando já não há nada a fazer? Porque não podemos ter a mesma atitude da Holanda?
Só condena quem nunca viu ninguém assim de perto a sofrer. E eu já vi, infelizmente.
Aloha

No comments: