Thursday, May 31, 2007

Quem te avisa, teu amigo é!






















Andava a pesquisar umas cenas para uma apresentação de um trabalho e dei de caras com este cartoon! Como achei tão engraçado, não resisti a colocá-lo aqui. Agora perguntam vocês: que raio de apresentação estava eu a preparar visitando páginas de cartoons? Foi por mero acaso! Fiz uma pesquisa no google images relacionada com ovelhas e apareceu isto. Enjoy it :)
Aloha

Wednesday, May 30, 2007

Bem-vindos ao império da batata frita



















"10 % das crianças Portuguesas comem batatas fritas e salgadinhos ao pequeno-almoço" era o que se lia como destaque em muitos jornais publicados ontem. Eu que nunca leio e Metro nem o Destak (por achar os seus conteúdos de fraca qualidade) vi-me "obrigada" a agarrar um jornal para ler o resto da notícia. Fiquei incrédula por ler que apenas uma em cerca de 30 000 crianças toma um pequeno almoço saudável!
Portugal lidera o top Europeu da obesidade infantil. Isto é tão ou mais vergonhoso do que muitas outras coisas nas quais estamos sempre em primeiro lugar: analfabetismo, índices de cultura, acidentes... Já sabia que o panorama estava mau, pois é cada vez mais comum ver crianças com 8, 9 anos com níveis elevadíssimos de colesterol, diabetes e doenças afins. Mas o que me ultrapassa ainda mais é o tipo de pais que estas crianças têm. Sim, porque as crianças têm de aprender a comer de forma saudável, entre muitas outras coisas, mas quem tem a obrigação de as educar neste sentido são os PAIS. E na falta deles, os PROFESSORES. Que anda essa gente toda a fazer enquanto os miúdos se transformam em autênticos couch potatoes (batatas de sofá)? É que a obesidade não é um problema isolado; acaba por trazer muitos outros, e o estilo de vida dessas crianças torna-se num ciclo vicioso cada vez mais perigoso. É preciso EDUCAR os Portugueses no sentido de uma alimentação saudável, e fazê-lo cada vez mais cedo.
Uma boa forma é ver o filme Super Size Me. Ao vermos o filme ficamos a pensar que aquilo só acontece nos EUA. Mentira! Acontece aqui mesmo no nosso país, nós é que não estamos a dar conta. O filme retrata a vida de um homem saudável, que durante 1 mês resolve adoptar a alimentação do McDonalds, em todas as refeições (até ao pequeno-almoço, imagine-se), e vai mostrando ao longo desse período os efeitos prejudiciais dessa alimentação, desde fadiga, dores de cabeça, mudanças de humor bruscas, até ataques cardíacos, insuficiência pulmonar e do fígado. Muita gente terá visto o filme e ignorado, mas eu nunca me hei-de esquecer do que lá vi. Sempre fui cuidadosa com a alimentação, mas desde que fui para a faculdade, que as horas de almoço são mentira. Tanto se pode almoçar as 11h como as 15h, estar várias horas sem comer... A pouco e pouco, o nosso corpo vai sofrendo. Depois vem a celulite, o colesterol, a tensão alta... E é aí que nos começamos a preocupar. Eu não precisei de chegar a tanto. Apenas senti que estava a envenenar o meu corpo, e decidi adoptar comportamentos mais saudáveis. Afinal não custa muito, e os principais interessados somos nós!
Basicamente há 3 regras a cumprir:
1) Beber cerca de 1,5 / 2 l de água por dia.
2) Comer de 2 em 2h (para nunca abusar às refeições)
3) Fazer exercício (nem que seja andar a pé)
Nos tempos em que vivemos, com tanto que estudar e trabalhar, e ainda ter que chegar a casa e fazer outras tarefas, é um facto que não sobra muito tempo (ou mesmo nenhum) para o desporto. Mas é apenas uma questão de organização, e até eu que chego a tar quase 12h por dia fora de casa, consigo arranjar um tempinho ;)
Sei que o meu post não vai alterar nada, mas é apenas um apelo à consciência de cada um: tratem bem do vosso corpo hoje, para que ele amanhã trate bem de vocês!
Aloha

Sunday, May 27, 2007

Girassóis com um mês
























E como o prometido é devido, cá estou eu de novo com a foto que mostra a evolução dos meus girassóis lindos! Como podem reparar, desde que publiquei a outra foto, já se passou um mês! Comparem-nas e vejam lá o que eles cresceram! Também plantei mais girassóis noutro vaso, mas esses ainda têm só duas semanas! Agora é continuar a dar-lhes água, Sol e falar um bocadinho com eles (que eles gostam!), e esperar que o clima não os estrague, porque Sol num dia, chuva noutro... Hmm, não sei se eles gostarão muito disso! Hei-de ter mais fotos para breve, mas a flor ainda vai demorar!
Aloha

Friday, May 18, 2007

We messed with Nature...




















...now she messes with us! E as consequências já se estão a fazer sentir (e bem!), um pouco por todo o lado... Este calor abrasador que se tem abatido sobre nós nos últimos dias é prova disso. Já pensaram nos problemas que advêm daí? Problemas respiratórios, cancros de pele, doenças tropicais...
Há uns meses atrás vi o filme do Al Gore, que estou certa de que a maioria de vocês conhecerão, e fiquei realmente chocada com muitos dos factos apresentados, embora estivesse ao corrente da situação. É verdade que uma só pessoa não chega para mudar o mundo, nem 1000, nem 10 milhões, mas temos de começar por algum lado. Vamos todos contribuir com o que está ao nosso alcance para diminuir um pouco a poluição. Vamos todos deixar de ser egoístas e comodistas e respeitar o planeta que nos acolhe. Quem vai sofrer (ainda mais do que nós) serão as gerações que se seguem, ou seja os nossos filhos, netos... Será que queremos isso para eles? É tempo de agir e ajudar o ambiente, antes que seja tarde demais.
Aloha

Thursday, May 17, 2007

Maria Antonieta: vida e morte da última grande rainha de França

















Boas!
É com este calor exagerado que venho sugerir um livro (que tão bem sabe quando estamos na praia!). Infelizmente, para mim e para muitos outros, os dias de praia ainda estão longe, mas quando surge um bocadinho de tempo livre, porque não aproveitar para pôr a leitura em dia?
Pois bem, é a minha missão de hoje.
Há uns tempos vi o conhecido filme da Sofia Coppola - Marie Antoinette - e fiquei com uma certa curiosidade sobre o contexto histórico do filme. De maneira que decidi ler mais sobre o assunto, e resolvi comprar a biografia mais recente da rainha, escrita por Catalina de Habsburgo-Lorena, sucessora da famosa rainha.
Achava que já sabia algo sobre este período histórico, mas ao terminar o livro fiquei com a sensação de que afinal só sabia 1/10 da história toda. É fácil julgarmos as pessoas quando não sabemos os motivos que as levam a tomar determinadas decisões. E o filme de Sofia, não retratando fielmente a história de Maria Antonieta, leva-nos a crer que as coisas aconteceram de modo diferente, e que a rainha era o demónio em pessoa. Não querendo desculpá-la, pois ela cometeu erros terríveis (bem narrados no livro), mas esta biografia leva-nos a ver o outro lado da rainha: a pessoa humana que ela era, e as demais qualidades que possuía.
É um livro de fácil leitura e que poderá suscitar interesse a quem se interesse por temas históricos. Se for esse o caso, aconselho vivamente! Afinal, o saber não ocupa lugar ;)
Aloha

Sunday, May 13, 2007

Spider-Man 3
























Mais um episódio da fantástica história do Homem-Aranha e das suas façanhas ;)
O melhor deste filme são mesmo os efeitos especiais, que estão muito bem feitos. A história em si, apesar de contar com os novos inimigos do Homem-Aranha não traz nada de novo. É um filme carregado de bom humor, o que lhe dá também um ponto a favor.
Moral da história: todos temos um lado bom e mau; resta-nos escolher fazer a coisa certa ;)
Aloha

Saturday, May 12, 2007

Circo excessivo...

Pois é, ao contrário dos muitos blogs que andam por aí neste preciso momento a divulgar fotos da criança Inglesa que se encontra desaparecida, venho criticar, em parte, esta acção. Não é que não queira que a miúda seja encontrada, óbvio que quero, todos queremos. O que não acho bem é dar-se a importância que se tem dado a este desaparecimento... Talvez até não saibam (pois não se fala) mas nesta mesma semana já desapareceram mais duas meninas, uma em Portimão, e outra em Mem Martins. Porque não foram elas mencionadas? Talvez porque nem os pais de uma nem de outra, são certamente clientes habituais dos hotéis Algarvios... É certo que o Algarve vive exclusivamente do turismo, e não pode correr o risco de perder os turistas, particularmente os Ingleses, fãs nº 1 deste destino, mas também não fica bem criar um circo tão grande à volta da Madeleine. As outras crianças também desapareceram sem deixar rasto, e ninguém se preocupa com elas. Se calhar até já deram as suas buscas por terminadas. Quanto à família Inglesa, está instalada no Algarve com todo o seu séquito, e tudo isto a ser pago por quem? Não é ser insensível, mas incomoda-me que se dê mais atenção às crianças estrangeiras do que às nacionais, só porque as outras depositam largas quantias de dinheiro no nosso país.
Já para não falar da negligência que os pais tiveram para com a sua filha, ao terem-na deixado sozinha, mas isto seria assunto para outro post.
E com isto retiro-me.
Que todas sejam encontradas, e se possível, vivas e de boa saúde. E também que sejam encontrados os raptores, e castigados exemplarmente.
Aloha

Friday, May 11, 2007

Semi-inválida...
























Bem, esta imagem tem alguma razão de ser... Não, não vou vender a minha perna no ebay =p Antes pelo contrário, dava-me jeito comprar uma! Depois de andar há um mês entre médicos e exames médicos, finalmente sei o que tenho, e que me andava (e anda) a causar muitas dores no joelho: uma tendinite. O ortopedista disse-me que ia passar uns tempos a fazer fisioterapia até isto melhorar... Logo nesta altura mais chata, com o semestre a chegar ao fim, trabalhos e testes =S Nada de exercício, ou seja, a juntar ao tempo que eu já estou parada desde que comecei com dores, mais uns belos meses sem me mexer quase =( Espero ficar bem depressa, porque sinto-me como se só tivesse uma perna, e não quero ficar como o ursinho da imagem!
Fotos dos girassóis talvez ainda este fim de semana =D (Há que criar suspense!).
Aloha

Sunday, May 6, 2007

'Cause I'm like a sunflower...



















...I'll go wherever the Sun goes.
Esta foto é do meu terraço renovado, portanto já com flores e arbustos novos, se bem que algumas flores ainda não deram flor. A cadeira é uma aquisição nova na qual estudo quando tenho de ler aqueles livros enormes... Ao menos sempre vou aproveitando o Sol =p Não há nada melhor que estudar com luz natural enquanto oiço os passarinhos a cantar! Quase parece que estou no campo de tão sossegado que é o local onde vivo ;)
Em breve terei mais novidades sobre os girassóis, mas para já, posso adiantar que já tenho 5 a crescer :) E que rápido eles crescem! Em breve terão de ser transplantados para outro vaso, para estarem mais à vontade!
Aloha