Wednesday, June 3, 2009

Apaixonei-me...
























...por um aspirador! Pois foi, agora é que vocês pensam que eu pirei de vez! Mas quando conhecerem o Roomba, também se vão apaixonar. Vou contar-vos como aconteceu esta bela história de amor.
Eu e a minha mãe já andávamos há algum tempo a pensar trocar de aspirador, pois o nosso já não estava nos seus melhores dias. Comecei a pesquisar nas revistas da DECO e na Worten, pois tínhamos um cheque para descontar lá. E após descobrir os modelos Escolha Acertada (muito bons, por sinal), descobri o Roomba, uma coisa estranha, que mais parecia vir do Espaço. Li sobre ele na Worten, no site e em muitos outros sites, à procura de opiniões sobre o aspirador. Fiquei impressionada, pois tirando um defeito ou outro, o Roomba parecia perfeito! Perfeito como só um robot pode ser! Sim, porque o Roomba é um robot, com alguns sensores à volta para detectar por onde deve circular. Tem um detector especial para quando encontra muita sujidade, e fica parado aí uma data de tempo. Parecia-me incrível que me dissessem que ele limpava muito bem os cantos. Como, se é redondo? E foi só ontem, ao ver a demonstração integral dele pela casa, que percebi. Ele tem umas escovas que giram muito rapidamente, e tiram o pó dos cantos, empurrando-o para baixo dele, para depois ele o sugar!
Tinha encontrado alguns blogs onde (especialmente os homens) diziam não conseguir tirar os olhos do Roomba enquanto ele limpava, pois achavam impressionante! Pois eu também achei! Uma das coisas que mais me custa é aspirar a casa, mas tenho de o fazer, e mais do que as outras pessoas, pois tenho bronquite. O Roomba limpa por mim, não me causa dores de costas, e deixa-me ver um DVD enquanto ele limpa, ou então, posso gastar o tempo a limpar o pó, a arrumar o quarto... Se vissem a dedicação com que ele limpa certas coisas (chego a ter de o tirar dali e colocá-lo noutro local, pois temo que ele me gaste o chão, mas ele gosta de o deixar tão limpinho, para que eu possa andar descalça - é um amor!).
Não estou a tentar vender o produto, porque não ganho nada com isso, mas fiquei de tal forma maravilhada, que acho que devo dizer quais as suas vantagens, para que outros, como eu, tenham confiança e possam adquirir o Roomba, se assim o desejarem. Tenho de admitir que sou das pessoas mais cépticas com este tipo de compras, mas desta vez confiei, e a minha mãe também ficou entusiasmada e decidiu comprar (não sem antes nos certificarmos que o poderíamos devolver, caso não gostassemos!).

Vantagens:
  • Limpa a casa sozinho (poupa-nos tempo, trabalho e dores de costas!)
  • Demora-se cerca de 20/25 minutos em cada divisão, para se certificar que ela fica bem limpa (e acreditem, com 3 gatos e um terraço, nunca tinha visto a casa tão limpinha!)
  • Faz pouco barulho (podemos usá-lo enquanto jantamos ou vemos um filme)
  • Entra debaixo de grande parte dos armários, chegando àqueles locais que nós não conseguimos
  • O facto de ser autónomo permite que possa ser usado todos os dias, como se fosse uma vassoura
  • Podemos pô-lo a funcionar e sair para a rua
  • Potência 30 W - grande vantagem em termos de consumos de electricidade - um aspirador normal tem 1500/2000 W ou mais - parece pouca potência, mas como ele se farta de passar no mesmo local, limpa muito bem
  • Autonomia de cerca de 2h - dá para a casa toda - vocês estipulam quanto tempo pretendem que ele demore em cada divisão, caso estejam presentes, ou então ele fica os tais 20/25 minutos
  • Quando descarrega, volta à sua base de recarga
  • Possui um sensor extra que se coloca caso queiramos que o Roomba se concentre em determinada área - por exemplo, uma porta com muito lixo em baixo - e ele não sai dali enquanto esse sensor não for desligado
  • O modelo mais caro permite que se programe o Roomba para limpar a casa a uma determinada hora, para ela estar limpa quando chegarmos - de qualquer forma, se não estiver arrumadinha, não serve de nada! (Na minha opinião, uma mariquice. Prefiro estar presente, e ir desviando as coisas nas divisões em que tenho mais tralha.)
  • Não possui saco - poupa-se aqui!
  • É tão pequeno e baixo que se arruma em qualquer lugar, e torna-se prático para levar para uma casa de férias
Desvantagens:
  • Quanto menos objectos possuirmos no chão, melhor, pois ele adapta-se a tapetes e passa por cima de fios, mas como é óbvio, não levanta sofás nem mesas - se os arrastarem antes do Roomba passar, ele ainda limpará melhor; depois é só colocar tudo no local, novamente - mas um aspirador normal também não levanta as coisas do chão, não é?
  • Tem de ser carregado à corrente (demora apenas 3 horas) - podem carregá-lo quando o usarem, e fica logo pronto a usar ;)
  • Tem de ser despejado quase todas as vezes, mas se o usarem no dia a dia, verão que não é necessário, pois a casa não acumula tanto lixo
  • As suas escovas e rolamentos têm de ser limpos após cada utilização, para não danificarem o Roomba - ainda assim, uma operação muito simples - cerca de 5 minutos
  • É caro (cerca de 300/350 € o modelo mais barato), mas posso dizer-vos, de longe, que vale a pena, e que é um investimento cujos frutos vemos de imediato, ao contrário desses aspiradores que vendem na TV e custam 1000 € - pensem bem o quanto poupam na empregada!
Não pretendo deixar-vos invejosas, mas é o melhor amigo de quem gosta de ter tudo limpinho. Até há uns dias eu não acreditava, e achava que ia devolvê-lo, mas de minha casa o Roomba já não sai mais. Encontrou um lugar na minha despensa, e sobretudo, no meu coração!
Aloha

6 comments:

Paula Baltazar Martins said...

Depois de ler o post todo, percebi o teu entusiasmo e fiquei curiosa por conhecer um desses "amigos" ao vivo.

Ter a casa limpa sem fazer nada parece-me muito bem :)

Ana said...

Mesmo :) estou aki mesmo com ele pertinho d mim ag ;)

Anonymous said...

Ai que ontem me teria dado tanto jeito lá em casa. o teu post deu-me mais vontade de comprar um igual que a melhor demonstração de aspiradores que alguma vez tenha visto. Nunca vi nenhuma boa, diga-se passagem. Nem sei pq concordo em mostrarem-me tais coisas mas isso é outra história. Será que posso limpar os gatos e o pc com ele?!

Ana said...

não, isso n podes! mas ouvi dizer que uma senhora era sempre acordada pelo aspirador a meio da noite, porque o gato axava imensa piada akela coisa estranha e saltava p cima dele e activava-o! resultado, o gato e o aspirador limpavam a casa!

Anonymous said...

Quando tiver casa própria, minha amiga, vai ser das primeiras coisinhas a comprar.

Ana said...

acredita, é uma boa escolha :)