Wednesday, January 7, 2009

Sugestão de leitura
























Quem leu o meu post de há uns meses, não deve estranhar este! Este é o primeiro livro da Vicky Halls, famosa conselheira comportamental de gatos. Acabei por ler este depois, pois ofereceram-me o outro e depois é que resolvi procurar se havia mais. E já há outro (que hei-de ler, certamente), Cat Counsellor, mas ainda não se encontra editado em Portugal.
Este livro fala também de muitos casos de problemas comportamentais de gatos, uns resolvidos com sucesso, outros nem tanto. Mas além disso está dividido em fases, desde a chegada do novo gatinho, até ao gato idoso e o período de luto que surge após a sua partida (coisas muito úteis e importantes, mas que em muitos livros nem sequer são abordadas). A autora, à medida que vai descrevendo os problemas mais comuns com que se depara no seu dia-a-ida, aproveita cada capítulo para descrever cada um dos gatos com quem conviveu ao longo da vida. Histórias de tocar o coração, mas mais que isso, o livro fornece-nos respostas para aquelas perguntas que nunca formulámos (porque não tínhamos ideia da sua importância para o bem estar dos nossos gatos). Alguns exemplos:
- Qual a combinação ideal de gatos para ter num lar?
- Quantos e como devem ser dispostos os tabuleiros de areia (para evitar "acidentes")?
- Porque têm os gatos e gatas (sim!!!) problemas de aspersão de urina?
- Qual o gato ideal para cada dono?
- Como deve ser a relação gato/dono, para que ambos retirem igual prazer dela?
Estou certa de que irá suscitar muito interesse a todos aqueles que procuram conhecer melhor o seu gato, e garanto-vos, não é mais um livro para a prateleira, mas sim um manual com o qual aprendem muito. Posso dizer-vos que nunca mais vão ver a relação gato/humano da mesma forma!
Aloha

1 comment:

Carla said...

Ana, fiquei muito curiosa em relação a este livro!! É fácil de encontrar nas livrarias? Existe em Português?

bjs, excelente sugestão!