Wednesday, June 11, 2008

Dormir é preciso...

Só agora percebi que é possível sermos como o Marcelo Rebelo de Sousa - basta querermos e/ou precisarmos. E falo de quê? - perguntam vocês. Falo das horas de sono. Uns gostam de dormir 10h ou mais horas por dia, outros há que dizem precisar de 12h para estarem bem, depois há aqueles que dormem as 8h diárias consideradas suficientes (é o meu caso), e há os tipos armados em Marcelo Rebelo de Sousa, que conseguem estar de perfeita saúde física e mental com apenas 5 ou menos horas de sono! Pois é, eu consegui transformar-me num destes prodígios. Este semestre foi/é o mais trabalhoso de sempre, pelo que cheguei a uma dada altura em que para fazer tudo aquilo que tinha de fazer (obrigações) e o que queria fazer (lazer) tinha mesmo de cortar nas horas de sono. Comecei por as cortar durante a semana, mas quando chegava ao fim de semana nunca as conseguia compensar... Depois a coisa foi-se prolongando por semanas e semanas, até que me habituei à ideia de dormir pouco. Se no início não andava nada bem, porque estava extremamente cansada, rapidamente me habituei a dormir cerca de 4/5/6h por noite. É claro que ao fim de um mês assim, mesmo que nos sintamos mais ou menos bem, nota-se que temos um ar cansado. E portanto, é algo que não deve fazer-se por sistema, porque mais tarde o nosso organismo acaba por pagar todos esses excessos. Finalmente terminei as aulas, e apesar de estar com imenso trabalho, consigo gerir as minhas 24h diárias muito melhor, pelo que conto voltar às minhas horas de sono sagradas.
Aloha

6 comments:

Ana Patrícia said...

Isso que acabaste de escrever é verdade, qualquer pessoa consegue ficar como ele. Mas sabes, por mais que tenha imensas coisas para fazer eu durmo sempre as minhas 8h de sono, isso ninguém me as tira. Claro que há semanas que ando a dormir 5/6h mas depois volto ao normal e tento dormir meia hora á tarde e fico óptima! Evito dormir tão poucas horas, se não tenho tempo de fazer tudo, não faço...sei que é uma ideia errada e não combina com a minha mania do perfeccionismo mas é importante termos aquelas nossas horas de descanso para ficarmos prontas para mais um dia :)

Vai lá dormir :P beijinhos

Ana said...

lol, iso é verdade! n devemos negar ao nosso organismo as 8h de sono de que ele precisa p estar bem! Mas tnh tido tt ke fazer, ke p ter tempo p td, teve de ser assim! agora continuo com mt trabalho e exames pela frente, mas so o facto de ja n tar em aulas, muda tudo ;)

Bjs!!

Aninha said...

olha eu n sei como hoje xeguei as 6 da manha e sem sono ainda tive uma hr pa me ir deitar e acabei so por dormir 3 horas. Para quem anda habituada a dormir 9/10 hrs por dia.. lolol agr a vontade e mm de festa e praia.. vontade de eskecer k e epoca de exames. :p
pa semana temos de ir a praia! ;)

Ana said...

É só anas aki :P lol

SoulHeaven said...

LOL farto-me de rir cada vez que venho aqui ao blog e só há comentários de anas! =D

O sono é muito importante. A privação do sono deve ser das coisas a que o corpo se habitua mais facilmente, desde que existam alguns momentos de descanso. Pelo menos o meu corpo habitua-se... :P Mas não deixa de fazer estragos, e passado uma semana a não dormir eles são mais que evidentes!

Lembro-me que quando fui a Palma de Mallorca dormi 4 ou 5 horas numa semana! Quando cheguei cá fui logo para Milfontes no mesmo dia e lá acabei por dormir 20 horas seguidas! Mas já andava desidratado, completamente estupido, o corpo estava num esforço ENORME!

Quando puderes recuperas essas horinhas todas, de preferencia na praia! :P

beijinhos!

Carla said...

Como te compreendo...
Pois é eu durmo as habituais 7/8h mas também tive os meus dias em que dormi menos. Depois do baile de finalistas fui a casa dormir 3h e voltei para a escola para terminar um trabalho. Não se pode ter tudo. Então tenho de me arranjar =P
Se pudesse deixava mesmo de dormir, só o faço por necessidade.

bjs e boa sorte para os exames!