Tuesday, June 3, 2008

O drama de sempre

Parece mentira... Estamos nos últimos dias de Junho, e já se vêem animais abandonados nas ruas e estradas, sobretudo cães. Curiosamente, todos os anos, por volta desta altura, reparo num aumento de animais aqui na minha rua, que deambulam entre o calor e a procura de alimento, ao mesmo tempo que tentam escapar à triste sorte dos que ficam atropelados.
Incrível é haver legislação contra o abandono de animais neste país ridículo que é Portugal, e não ser CUMPRIDA nem se FAZER CUMPRIR por parte das autoridades. Parecer-me-ia natural (embora condenável) num país de 3º mundo, mas não num país que se diz assim tão avançado como a restante UE. Mas como alguém disse uma vez, o ser humano só é um ser nobre e superior quando não tratar mal os seus semelhantes.
Alguns, com medo de serem apanhados a abandonar os animais, deixam-nos presos em varandas com um pouco de comida e água, enquanto viajam, e quando voltam, se os animais não conseguiram libertar-se, estão mortos, mas assim não podem ser acusados de nada. Mesmo sabendo que as queixas caem muitas vezes em saco roto, denunciem os casos de abandono e maus tratos, quando os presenciarem. Em nome dos animais, porque eles não conseguem valer a sua vontade.
Claro que se isto fosse num país decente dava direito a prisão, ou melhor ainda, direito a passar umas temporadas em canis/gatis municipais, fechados em gaiolas mínimas, aos donos que abandonassem os animais.
Lembrem-se, ter um animal não é só para os tempos livres, nem quando eles são pequeninos e engraçados. Ter um animal é um compromisso que se assume durante toda a vida do mesmo, e perante o qual temos as nossas obrigações e deveres, bem como tratá-lo quando está doente, e dar-lhe atenção e tudo o que ele precisa! Pois ele gostará de nós incondicionalmente, e jamais nos abandonará ;)
Não deixo de viajar por ter animais; certifico-me antes que alguém pode tomar conta deles enquanto estou fora. Não acredito que não tenham um amigo/familiar que possa tratar deles nas férias. E caso não tenham, há sempre a opção de levar o animal, e se esta não for viável, deixá-lo num hotel, que cuidará dele enquanto estiverem fora. Se esta opção for economicamente proibitiva, há que abdicar de ir de viagem; abandonar o animal NUNCA!!!
Aloha

No comments: