Sunday, March 30, 2008

Kopi Luwak












Este post vem no seguimento de um filme que vi recentemente: The Bucket List, e que recomendo vivamente. Não é uma crítica do filme, como é usual, mas sim uma curiosidade. No filme falam de uma variedade de café algo estranha, e que eu como apreciadora (não de café, mas de tudo o que sabe a café! =p), resolvi investigar.
Chama-se Kopi Luwak e é, nada mais, nada menos do que o café mais caro do mundo (250 €/kg), e apresenta uma particularidade: é retirado dos excrementos de um animal! E porque não quero que deixem de ler o post, por mais nojo que vos possa estar a causar, passo a explicar.
O seu nome Kopi Luwak vem da palavra indonésia bahasa para “café” e de “luwak”, um pequeno primata asiático que selecciona com os seus critérios, os grãos de café que lhe são apresentados, para os comer. Os preparadores recolhem depois das fezes do luwak cada grão de café, lavam-nos cuidadosamente (ahhh, assim fico muito mais descansada!) e produzem assim aquele que os especialistas consideram o melhor café do mundo. Os grãos conhecem uma pequena fermentação natural no estômago dos luwak, o que lhes confere um sabor levemente achocolatado.
Embora altamente valioso, não é possível produzir mais de 100 kg de kopi luwak por mês, o que é compreensível, pois imaginem o que os bichinhos sofrem todo o dia a comer e a ... =p
Aloha

2 comments:

Carla said...

Bom dia Ana! Reparei no outro dia que o feed do teu blogue, no meu blogline, não estava a funcionar. Ele não actualizava o teu blogue, é como se não postasses mais nada desde a minha última visita! E eu que perdi tantos posts teus. Por isso agora comento tudo:

Eu também sinto "medo" do futuro mas acho que isso é por estarmos numa fase decivida da nossa vida. Agora que estou a acabar também me sinto um pouco perdida, tal como quando acabei o 12ºano. Mas isto passa depressa, vai correr tudo bem =)

Ainda não acredito que o Financial Times publicou aquele mapa de Portugal...

Adorei ler o artigo sobre a lotaria! Dava jeito encontrar algo parecido para o euromilhões =P

Os amigos são mesmo muito importantes na nossa vida. Eu também pus algumas vezes a faculdade à frente deles... Mas eles vão estar cá para sempre, enquanto que este ano já me despeço da ESTeSL =P

Eu amo café mas infelizmente não posso beber. Gostei muito ler este teu texto sobre o café mais caro do mundo! Parece irreal, adorei!

bjs para ti e festas para os gatinhos queridos!

bom resto de semana!

Ana said...

Oi Carla!

Nunka é tarde para comentar =) E a verdade é que realmente ultimamente tnh andado mto activa na blogosfera!

Tenho mais novidades p breve =P

E obrigada por comentares sempre, e que os artigos aki publicados te agradem!

Bjs e bom fim de semana (se possível com praia :P )