Tuesday, January 22, 2008

Amor vs. sexo e outros problemas da nova geração
























Este post vem no seguimento de um artigo que vinha na revista Sábado da semana passada, intitulado "As novas festas de sexo e droga aos 14 anos". Só pelo título, já se pressente que o artigo é chocante. Quem tem irmãos mais novos a estudar, ou filhos de amigos, compreendidos nesta faixa etária, dará facilmente (ou não!) conta do que se está a passar com a nova geração.
As brincadeiras e actividades de rua (andar de bicicleta, jogar às escondidas...) foram substituídas por festas de "adultos", conversas via MSN e afins... Vão dizer assim: "Ah! Agora falas assim porque tens 22 anos, e pensas de forma diferente, e não achas bem que miúdos de 13 ou 14 anos façam isto ou aquilo, mas quando tinhas a idade dele fazias o mesmo!". Calma aí! As coisas mudaram muito!
Há cerca de 10 anos atrás (eu tinha 12, portanto) lembro-me de me encontrar com os meus amigos depois da escola e andarmos de bicicleta, irmos para casa uns dos outros fazer jogos, jogarmos à bola ou brincarmos com outra coisa qualquer. Tais actividades eram passadas sob o olhar atento dos nossos pais ou avós, e não havia nada a esconder.
Se calhar aos 13 ou 14 anos lá arranjávamos um "namorado" ou um amigo mais especial, e a coisa não passava de uns beijinhos.
Era preciso chegarmos aos 16, 17 ou mais, para nos afirmarmos de outra forma: começar a fumar, a sair a noite...
Não quer dizer que não houvesse excepções; óbvio que há sempre, mas o pessoal da minha geração concordará em grande parte com aquilo que digo.
Hoje em dia (e não foi necessário ler aquele artigo) quase todas as crianças de 13 ou 14 anos (sim, porque acho que ainda se é criança com essa idade) já sairam à noite para discotecas e se meteram em drogas (muitas delas drogas duras) ou comas alcoólicos. Podem pensar que exagero, mas leiam a revista! Fala-se de casos de raparigas que tiveram relações sexuais com 11 anos, que já tiveram vários parceiros, e praticaram sexo a 3 e a 4, inclusivé com vários parceiros numa só noite, e entre pessoas do mesmo sexo... Rapazes que chegam a violar raparigas de tão bêbedos que estão, que as fotografam em actos sexuais e mostram a toda a escola no dia seguinte...
Elas, parece que hoje em dia, ainda são mais inconscientes do que os rapazes, e é bem notória a falta de maturidade desta nova geração, em relação a nós, e às outras anteriores.
Denominadores comuns entre os vários casos da revista? Pais ausentes, com muito trabalho, sem tempo para os filhos; pais divorciados, à procura de novos parceiros, e sem tempo para os filhos...
Nem todos têm de cer certinhos e direitinhos, e ter alguém fixo, com quem um dia mais tarde se casem! Sabemos que já não é assim há muito (e de certa forma, ainda bem!), mas vê-se o desprezo face a certos valores e ideias que, tanto eles como elas, mostram ter, ao dizerem coisas do tipo: "Elas são fáceis, comem qualquer um. As que não comem, mandamos dar uma volta.", "Eu não quero nenhum namorado, quero é um diferente todas as noites, experimentar tudo, isso é que me dá prazer".
Onde é que esta geração vai parar? Como puderam mudar tanto os valores que nos foram transmitidos? Como é que hoje gira tudo em torno do sexo e do prazer imediato? Que é feito do amor incondicional entre 2 pessoas que se amam? E da amizade verdadeira? E que dizer do abuso excessivo do álcool e das drogas?
É um tema que dá que pensar... Será que ainda há volta a dar a esta geração, ou já se atingiu o ponto de não retorno?
E éramos nós acusados de ser a geração rasca... Que dizer desta então?
Aloha

4 comments:

Carla said...

Depois de um site tão giro, uma notícia destas... que miséria... Concordo plenamente com o que dizes.. está tudo do avesso. É muito triste.

bjs

andre said...

Olha vou ser sincero, tenho a tua idade (nós temos agora 24 anos, o post já tem quase 2 anos mas garanto-te que se me visses dirias que eu sou um rapaz de 18-19 anos no máximo), nunca me interessei por namorar a sério, tou me a cagar para namoro, casamento e filhos, cada um faz o que quer da vida pessoal, e eu nunca namorei, nunca amei nem o raio que parta, mas também nunca bebi alcool e nunca bebi, tenho completamente asco a isso tudo! E se eventualmente curtir com alguma rapariga, não vão ser todas as noites, qto muito uma de longe em longe e as cosias podem aquecer com muito erotismo e sensualidade, mas nunca haverá práticas sexuais orgânicas e mto menos penetração. Amizade verdadeira? Talvez me enquadre nesse critério, pelo menos mais nesse critério! Agora, mesmo que não me enquadre no amor, não me enquadro no álcool, nas drogas, no tabaco e nem na promiscuidade e tenho 24 anos! Sou um gajo alto e forte e não me atingirá se chegar aos 90 anos por esta postura que assumo, pois é melhor assim do que fumar, beber alcool, drogar-me hei de ter 30 ou 88 anos e hei de repugnar da mesma maneira, mas eu curto a vida e vou curti-la até ao fim a andar de um lado pra outro a "saltitar", ir a festas discotecas, mas cumpro com todas as normas legais, respeito as pessoas, sou inofensivo, respeito todos os limites, mas se puder passo os fins de semana em festas e os Verões nas praias e festas, mas só bebo agua e sumo de frutas...

andre said...

podes ter a certeza que repudio os comprotamentos de risco desta nova geração...

andre said...

Ah, e só começei a sair à noite aos 22 anos! E como disse, sou completamente avesso se me criticarem por isso, serei avesso a eventuais críticas até pelo menos aos meus 90 anos (que eu nem faço questão de viver até lá, vou curtir a vida sempre como se tivesse só um mês de vida pela frente, além de trabalhar pra não morrer à fome)!