Tuesday, January 15, 2008

Era uma vez o fumo...

Boas!
Não tenho tido muito que dizer, e também não ando a nadar em tempo para aqui vir dizer coisas inúteis e fazer-vos perder o vosso próprio tempo! De forma que hoje me apeteceu falar de um tema que tem sido falado desde o início do ano: a nova lei do tabaco. Pouco me interessa se concordam ou não com ela, pois ela está a funcionar desde 1 de Janeiro, quer queiram quer não!
O que vinha aqui dizer era mais na forma de um grito de libertação: "Ah! Que bom poder ir jantar fora sem ter de lavar o cabelo mal chego a casa!", "Que bom poder ir para um bar e não me preocupar se as pessoas me queimam a mala ou os braços (ambas já aconteceram, lamentavelmente) quando passam por mim". É que 8 horas de fumo passivo equivalem a 15 cigarros... Nem todos os estabelecimentos aderiram, mas vão acabar por aderir, porque chegaram à conclusão que as obras para colocar sistemas de ventilação e de extracção de ar são tão caras, que é preferível perder meia dúzia de clientes tabacosos. Assim como assim, mesmo aqueles estabelecimentos que dizem ter sofrido uma grande quebra de clientes, em virtude de terem aderido à nova lei, dentro em breve vão perceber como é bem melhor preocuparem-se com os clientes que não fumam do que com os outros, pois estes só cá estão mais uns tempos (depois apanham cancro e já não não nada a render ao café!). OK, agora fui má... Mas pronto, fumem fumem, desde que não seja para cima de mim. Gostaria de conservar os meus pulmões no estado não-carvão, se fosse possível. É só um desejo meu, mas gostaria que respeitassem...
Já agora, e porque fumar não é um vício, mas sim uma estupidez (não consigo imaginar o prazer que advém de algo que só nos faz mal à saúde. Só se formos mesmo estúpidos...), vejam bem parte da composição dos cigarros:
- alcatrão - deve ser óptimo inalar algo que nos provoca tumores;
- fósforo - utilizado em veneno para ratos (espectáculo!);
- naftalina - muito eficiente para matar baratas (portanto muito bom para a nossa saúde!);
- acetona - se faz o que faz às unhas, imaginem aos pulmões;
- amónia - desinfectante para azulejos (mesmo bom!);
- formol - utilizado para conservar cadáveres (este é mesmo a cereja no topo do bolo!);
80 das substâncias que compõem o cigarro são cancerígenas! Só 80? Acho pouco, acho que vou começar a fumar LOL
Volto a dizer, só fuma mesmo quem for estúpido e não souber o que fazer ao dinheiro...
Aloha

No comments: