Saturday, November 10, 2007

A vida debaixo da terra



















Desta vez fui até à mina da Panasqueira, situada no Fundão. Catalogadas como as maiores minas subterrâneas do mundo, são as únicas minas de Volfrâmio em actividade, em Portugal. O Volfrâmio é um dos metais mais valiosos na actualidade, pelo que a sua cotação no mercado tem vindo a aumentar constantemente.
Ao contrário de Neves-Corvo, na mina da Panasqueira, as galerias são bem estreitas (e baixas!) e nos locais de desmonte nem sempre é possível estar de pé (até mesmo para mim que sou pequena!). Nunca me senti com medo, mas para quem tem claustrofobia, não é, de todo, o local ideal :p
O fascínio desta mina reside na beleza dos seus filões de quartzo, onde se encontra a mineralização de Volfrâmio, disposta em bonitos cristais. Acho que ninguém consegue ficar indiferente perante tal obra de arte da natureza! A foto é só uma pequena amostra do que para lá há escondido, até cerca de 400 m de profundidade! Sinto-me privilegiada por ter descido a uma mina tão bonita, mas não dá para descrever em palavras o que se sente quando lá estamos em baixo. Ao contrário do que muita gente pensa, ali não há tempo para pensar se o tecto nos vai cair em cima, ou se vamos ter de gatinhar para passar para algumas galerias; preocupamo-nos apenas em contemplar a magnífica paisagem subterrânea, com cristais lindos e raros, que de lá sairam apenas para os melhores museus de mineralogia do mundo (e para os meus bolsos também)!
Por muito difícil e arriscado que seja trabalhar lá em baixo, não deve haver melhor trabalho que esse! Eu, pelo menos, não me imagino a fazer outra coisa ;)
Aloha

3 comments:

Barão da Tróia II said...

Que sorte, pela tua descrição eu aí por essas galerias nem de gatas passava, boa semana

Carla said...

uauuuu que giro! Acho que não tinha coragem de ir aí, é lindíssimo mas eu sofro de claustrofobia... Adorei o texto!

Bjs boa semana!

Ana said...

Carla, não sabes o que perdes! Nem tu, nem a maior parte das pessoas, pk a beleza escondida nas minas é algo de espectacular!
Mas com claustrofobia é complikado, houve colegas meus que não foram por esse mesmo motivo =/
BJs ;)