Thursday, November 1, 2007

Sicko
























O mais recente filme de Michael Moore já está nas nossas salas de cinema, e aconselho-o vivamente a toda a gente, mesmo a quem não é fã particular de filmes/documentário. Nos EUA, o filme está a causar bastante polémica, tal como seria de esperar!
O filme baseia-se numa dura crítica ao péssimo sistema de saúde nos EUA, de que, certamente, todos já terão ouvido falar. Ao sairmos da sala de cinema, pensamos como é bom, não o facto de estarmos em Portugal, mas na Europa, pois aqui todos têm direito à saúde, com mais ou menos regalias. Sicko dá a conhecer ao público inúmeros casos de pessoas postas à margem, e outras que acabaram mesmo por morrer, em virtude de não terem tido direito a operações / consultas de que precisavam... Imaginem o que era vocês partirem os dedos da mão, e dizerem-vos quanto custava o preço de cada dedo, e voces terem de optar por quantos tinham possibilidade de pagar... Podem estar a rir-se, mas lá é assim. E não digo isto apenas porque vi o filme, digo-o porque conheço pessoas a viver nos EUA a quem ocorreram situações destas. É lamentável que um país que tanto se afirma ser de primeiro mundo, tenha piores cuidados médicos do que a sua inimiga Cuba! Enfim...
Documentário 5 estrelas, a que o Michael Moore nos tem habituado tão bem. Filme do ano. Vão vê-lo ;)
Aloha

3 comments:

Carla said...

Olá, tudo bem??
Já tinha ouvido falar deste filme, espero conseguir ir vê-lo!
Pois realmente é lamentável a maneira como eles tratam dos doentes...

Bjs bom fim de semana!

Migas said...

Olá Ana...Não é a primeira vez que te visito e desta vez decidi comentar. Pois é, eu ainda não vi o filme mas já vi algumas reportagens sobre o caso. É realmente uma situação preocupante quando se lida com a saúde, não é? O sistema de saúde é algo que me irrita. Já pensei qual seria o melhor sistema, se esse, se o que temos em Portugal. Já reparaste que em Portugal, a saúde também é um tema que deixa a desejar. Eu sou sincera, quando pretendo um atendimento de qualidade, tendo em conta a gravidade da situação, opto por médicos privados. Já reparaste que muitas vezes, nos centros de saúde, os utentes são atendidos como se os médicos estivessem a fazer-lhes um favor? Todos pagamos para ter acesso ao sistema de saúde, mesmo em Portugal. Em suma, acho que o sistema adoptado nos Estados Unidos não é o ideal mas, o que temos em Portugal também não prima pela qualidade. Talvez um dia se caminhe pelos sistemas mistos, ou seja, podermos escolher qual o que mais nos agrada.

Beijinhos e parabéns pelo blogue!

Ana said...

Olá!

Bem vinda ao blog; fizeste bem em comentar!

É verdade que o nosso sistema tbm n é perfeito, e o ke dizes é bem verdade... Felizmente eu tnh direito a serviços de saúde privados (SAMS) pelo ke n me posso keixar, pois tirando uma situação ou outra, fui quase sempre bem atendida.
Mas uma coisa t digo, la nos EUA, é bem pior...e uma pessoa fica bem com essa noção ao ver o filme! Vai vê-lo porque se te interessas pelo tema, vale bem a pena!


Já agora, aproveito tbm p te dar os parabéns pelo teu blog, ao kual d vez em kdo tbm vou dar uma espreita, pois sou um bocadito gulosa :P

Bjs e continuação de bons cozinhados ;)