Friday, August 31, 2007

A culpa é do anticiclone dos Açores

Já andava com esta há um tempo, e agora apeteceu-me escrever sobre isto.
Estava na praia e as minhas amigas queixavam-se do facto de a água estar tão fria este ano, em relação aos anos anteriores, e eu a dizer que a culpa era do anticiclone dos Açores. Depois ouvia muita gente a queixar-se de o Verão estar tão estranho este ano, com temperaturas bem mais baixas do que o habitual, e eu lá dizia "Epá, é o anticiclone dos Açores!". Não sei se estão recordados das chuvas que se abateram no Reino Unido a meio do Verão e das vagas de calor que assolaram o Sul da Europa há um mês atrás. Pois é, também isso teve a ver com o maldito anticiclone. Não sei se já estão a ver a coisa...
Um anticiclone é uma região em que o ar se afunda vindo de cima e suprime os movimentos ascendentes necessários à formação de nuvens e precipitação. Por isso bom tempo (seco e sem nuvens) está normalmente associado aos anticiclones: quente e seco no Verão, e frio com céu limpo no Inverno.
O que é que isto interessa afinal? É que o anticiclone dos Açores é o sistema meteorológico com maior influência no estado do tempo em quase toda a Europa, pelo que está a condicionar fortemente o Verão. Porém, não se sabe ainda se estas alterações estão ou não relacionadas com as alterações climáticas.
Agora já sabem, qualquer coisa, a culpa é do anticiclone dos Açores. O engraçadito anda a baralhar o tempo por toda a Europa e a gente que se lixe...
Aloha

2 comments:

Alexander said...

Hi, Ana, How were your exams? I hope, you had success! Don't forget to read my book "An Ordinary Black Cat" from www.catyourway.com I will be interested to know what you think of my book.

Alex

Anonymous said...

Gosto do teu blog, a originalidade perdomina! Mts parabens!
Se tiveres oportunidade podes passar pelo o meu! http://sabedoriasabia.blogspot.com