Friday, March 30, 2007

Get a real job

Um dia destes ia no comboio e não pude ficar alheia à conversa das pessoas que estavam sentadas à minha frente, ou não fosse a conversa tão ridícula. Elas queixavam-se que a faculdade era muito trabalhosa, e que dispendiam muito tempo com o curso. Ahhh, antes é preciso frisar que eram alunas da FDL (Faculdade de Direiro de Lisboa) ou mais conhecida por Faculdade Dos Lambe-Botas, como me asseguram pessoas que lá andam ;) Ora então, as raparigas diziam que já estavam na 9ª matrícula, e que se iam esforçar (muito, imagino!) por terminarem o curso até à 10ª inscrição, tarefa que pelas palavras delas parecia uma coisa do outro mundo.
Saí do comboio e não pude deixar de pensar como é que algumas pessoas (a maior parte, certamente) não tem a menor consciência do que é um curso difícil, e se queixam com tão pouco. Curiosamente, conheço algumas pessoas que frequentam os chamados "cursos a brincar", e que têm um horário de 4/5 h por dia, com todas as tardes livres, e que se queixam que chegam muito cansadas a casa e que não lhes sobra tempo para nada, e no final chegam a não conseguir fazer as disciplinas todas (e normalmente têm só umas 4!). Eu passo os dias todos no IST, das 9h até as 19h, 20h (sempre a ter aulas), e até chego a lá ir aos fins de semana. Chego a casa, ainda vou fazer exercício (nos dias em que posso). E não, eu não consigo esticar o tempo! Claro que o estudo fica reservado para os fins de semana, e ao passo que outras pessoas conseguem sair 6ª à noite e só voltar a casa no Domingo, eu faço o oposto: passo quase sempre o fim de semana em casa - e não é a dormir, mas sim a estudar. Eu e muitas outras pessoas que realmente têm cursos a sério é que nos podemos queixar da quantidade de trabalho que temos, e que não conseguimos (quase nunca) acabar o curso no tempo em que é suposto... Essas pessoas que para passarem só têm de ir dar graxa aos gabinetes dos profes, e pouco mais, deviam de saber o que era ter de estudar a sério todo o ano, e mesmo assim chegar ao exame e chumbar, só porque o prof foi um animal e resolveu lixar os alunos... Vão mas é trabalhar e deixem de gozar com os outros.
Aloha

1 comment:

Carla said...

Ai Ana como concordo contigo!!!! Eu também oiço cada coisa que não consigo acreditar! Nem sei como é possível haver cursos só com 4 ou 5 cadeiras por semestre! e nós com 7! Cargas horárias super pesadas e enfim... muito muito trabalho.

Agora que estou em estágio só tenho uma aula de 3h na 4ªf à tarde, mas nos restantes dias ando de rastos... Acordar muito cedo e estar no estágio, naquele stress, em plena avaliação constante e com trabalhos e dossier's para fazer...
É graças a essas "pessoas" que este país não vai para a frente, gente que não quer fazer nada, que é irresponsável e vão ser eles advogados!! é para chorar estas situações...vão para a 10ª inscrição... num curso de 5anos... enfim sem comentários...

Boa sorte para o teu curso,espero que consigamos arranjar um bom emprego e que nunca nos cruzemos com esses animais...

bjs