Wednesday, March 28, 2007

A maior vergonha

Após uma ausência prolongada, determinada por vários motivos que não vale a pena referir, volto em força ao fabuloso mundo da blogosfera ;)
Eis que na 2ª feira chego ao IST e qual não é o meu espanto quando me apercebo de que toda a gente fala de Salazar... Não percebo o motivo de tanta histeria, e é então que me contam que na véspera tinha sido a final de um programa de TV, o qual pretendia eleger o maior Português de sempre. Ganhou então essa pessoa (a qual não ouso pronunciar aqui o seu nome pela 2ª vez). Entretanto, soube que entre outros, encontravam-se os seguintes candidatos: Aristides de Sousa Mendes, Luís de Camões, D. Afonso Henriques, Marquês de Pombal, Vasco da Gama, sendo que estes dois últimos tinham ficado, respectivamento, em 9º e 10º lugar! Perante esta votação, senti-me desiludida, furiosa e triste com os cidadãos Portugueses. Dar 0.7 % ao Vasco da Gama? Ao menos, no tempo dele metade do mundo era nosso! E que dizer do Marquês de Pombal, que pôs Lisboa de pé, num ápice, após o sismo de 1755? Mas não, foi esse animal que conquistou o coração dos Portugueses, esse que nos deixou 50 anos atrasados em relação à Europa... Acho que ainda devíamos chamar o D. Afonso do seu túmulo para lhe dizermos umas boas verdades - se não fosse ele, muito provavelmente hoje pertencíamos a Espanha, e acreditem, estaríamos bem melhores! A culpa é toda dele, afinal! Enfim, é o nosso Portugal... As pessoas esquecem depressa. E são estúpidas. Dantes diziam que a ditadura era má, e queixavam-se que não havia liberdade para nada. Pelos vistos até foi uma coisa boa, e hoje sentem saudades dela ;)
Aloha

1 comment:

Carla said...

pois é, já cá faltavam os teus posts!!! =D Bem-vinda!

epa que vergonha... como podemos fazer um programa destes?!!!?! Como podemos comparar (algumas) personalidades que tiveram uma importância tão grande no nosso país como o primeiro rei, grandes poetas, etc... não deve haver comparação!! E, por muito que me custe, concordo contigo quando dizes que estaríamos melhor se fôssemos espanhóis!!
Soube que ganhou o Salazar por uma conversa de comboio... nem quis acreditar!! O meu prof de antropologia disse que quando esteve no equador, há uns anos atrás, estava a dar lá este programa e ele pensou: "pois só um país mais pobre para fazer um programada deste género"... enfim sem comentários...

Bom fim de semana!*****