Tuesday, April 30, 2013

Sugestão de leitura

Já o tinha há algum tempo cá em casa. Tinha ouvido falar muito bem deste escritor e dado que tinha ganho um Prémio Nobel, tinha um motivo acrescido para o ler. Pamuk tem bastantes livros, mas interessei-me por este por falar numa cidade e me permitir viajar um bocadinho!
Ao contrário do que imaginava (mais um mito!), nem todos os Nobel têm uma escrita complicada... Este livro fala das memórias que o escritor guarda de Istambul, à medida que foi crescendo, ao mesmo tempo que nos dá a conhecer um pouco da história do país e da cidade. Por vezes, Pamuk exagera em determinados detalhes, que eu (sinceramente) não tenho vontade de conhecer, mas não podia ser de outra forma, dado que o livro é uma maneira de expressar o que ele sente pela cidade. E isso, claro, transpõe quem está de fora!
É uma leitura interessante, mas um pouco mais profunda do que um simples relato de uma cidade.
Aloha

Sunday, April 28, 2013

Já tinha ouvido falar deste filme há algum tempo, mas infelizmente só agora veio para as nossas salas de cinema. Gostei imenso do filme, e da excelente interpretação de Gael García Bernal. Não conhecia em detalhe a história de Pinochet, e talvez por isso, gostei ainda mais do filme.
Um bom filme, sem dúvida ;)
Aloha

Friday, April 26, 2013

Sugestão de leitura

Este livro apaixonou-me como poucos têm a capacidade de o fazer. Foi-me oferecido por uma amiga, que estava a desfazer-se de parte da sua biblioteca pessoal, e que achou que tinha tudo a ver comigo. Não podia estar mais certa! Ainda por cima, foi comprado em Londres e assinado pela autora. Este sim, é daqueles que vai ficar na minha estante, num lugar cativo.
O livro mostra-nos, por assim dizer, a outra face: o momento em que os Israelitas se apoderam da Palestina e expulsam de lá os Árabes. A história é narrada ao longo de 3 gerações de Palestinianos, com duas particularidades muito interessantes:
  1. O pai da Susan Abulhawa tem como melhor amigo um Israelita, descendente de um ex-prisioneiro de um campo de concentração;
  2. A Susan tem dois irmãos mais velhos, que devido à guerra, foram separados ainda em crianças, tendo um deles sido "raptado" por um casal Israelita que não conseguia ter filhos.
Penso que estes ingredientes são mais do que suficientes para vos interessar, pois agora vão querer saber como acaba a história, que começa em 1948, logo após o término da II Guerra Mundial, e termina em pleno século XXI, época de tantos ataques terroristas...
Aloha

Wednesday, April 24, 2013

Paulette


















Tendo em conta que é uma comédia Francesa, poderia e deveria ser melhor. Ou então eu tenho ficado muito mal habituada com as últimas que tenho visto... Mas pelo menos este filme tem uma história que vai vender facilmente, razão pela qual está a passar em muitas salas de cinema comerciais, o que pode ser um ponto a favor do Cinema Francês, do ponto de vista em que pode ser finalmente catapultado, e ter a fama que merece!
Como comédia, diverte e entretém, mas não possui uma história genial, ainda que possa tornar-se cada vez mais frequente nos dias de hoje! Ainda assim, vale a pena ver, pelo condão que tem de nos pôr bem dispostos!
Aloha

Sunday, April 21, 2013

Los Amantes Pasageros


















Quem conhece o género de filmes de Almodóvar, poderá ficar desiludido com este. Mas só pelo facto de ele nos habituar a uma panóplia de cenários incríveis e surreais, e neste filme toda a cena se passa dentro de um avião... A mim não me desiludiu nada! Adorei o ambiente, as personagens e a história. Só não gostei do facto de o António Banderas e a Penélope Cruz aparecerem nuns micro-papéis no início do filme, papéis esses totalmente dispensáveis para o desenrolar do filme... O filme promete muitas risadas e histórias mirabolantes entre os diferentes personagens ;)
Aloha

Monday, April 15, 2013

Night Train To Lisbon

Confesso que fiquei surpreendida pela positiva ao ver este filme. Várias vezes tinha pegado no livro mas nunca me cativou o suficiente, por o achar demasiado filosófico, profundo... E esse não é o meu tipo de leitura, definitivamente.
No entanto, o filme está muito bem construído, embora peque em certos pormenores, como por exemplo, o facto de todos falarem Inglês na zona antiga de Lisboa (desnecessário e falso...). O que mais gostei foi a forma como a história se vai desenrolando sob o olhar atento do espectacdor: o modo como vão aparecendo em cena os diferentes personagens, e como se interligam, no passado e no tempo actual. Algumas interpretações estão muito boas, como por exemplo a de Jeremy Irons, e a cidade de Lisboa ficou, literalmente, bem na "fotografia".
Um filme interessante, sem dúvida, se pensarmos na forma como tudo começa: um livro e bilhetes de comboio para Lisboa ;)
Aloha

Thursday, April 4, 2013

Éire

    
    
    
    
    
     
     
Nunca pensei que fosse necessário sair de Portugal e ir para a Irlanda para apanhar um fim de semana com Sol! Irónico, não? No país onde chove cerca de 350 dias por ano!!!
Adorei Dublin e adorei a Irlanda do Norte - a paisagem é avassaladoramente bonita, tal como a da Escócia. Ovelhas, prados e colinas verdejantes até à praia contribuem para que a estrada costeira seja uma das mais bonitas do mundo. E como não podia deixar de ser, adorei a majestosa Calçada do Gigante. Tive ainda mais sorte: como tinha nevado na semana anterior, apanhei tudo cheio de neve, o que tornou a paisagem ainda mais espectacular! Está prometida nova visita a Belfast para visitar o grandioso museu do Titanic e o muro da paz, que separa os bairros Católicos dos Protestantes, um dos ícones da cidade.
Aloha