Friday, April 26, 2013

Sugestão de leitura

Este livro apaixonou-me como poucos têm a capacidade de o fazer. Foi-me oferecido por uma amiga, que estava a desfazer-se de parte da sua biblioteca pessoal, e que achou que tinha tudo a ver comigo. Não podia estar mais certa! Ainda por cima, foi comprado em Londres e assinado pela autora. Este sim, é daqueles que vai ficar na minha estante, num lugar cativo.
O livro mostra-nos, por assim dizer, a outra face: o momento em que os Israelitas se apoderam da Palestina e expulsam de lá os Árabes. A história é narrada ao longo de 3 gerações de Palestinianos, com duas particularidades muito interessantes:
  1. O pai da Susan Abulhawa tem como melhor amigo um Israelita, descendente de um ex-prisioneiro de um campo de concentração;
  2. A Susan tem dois irmãos mais velhos, que devido à guerra, foram separados ainda em crianças, tendo um deles sido "raptado" por um casal Israelita que não conseguia ter filhos.
Penso que estes ingredientes são mais do que suficientes para vos interessar, pois agora vão querer saber como acaba a história, que começa em 1948, logo após o término da II Guerra Mundial, e termina em pleno século XXI, época de tantos ataques terroristas...
Aloha

No comments: