Thursday, December 26, 2013

Nelson Mandela

Tal como disse anteriormente, chegou à altura de dedicar um post a Mandela.
Agora que já veio o Natal e se está há uns dias sem falar neste senhor, posso finalmente dedicar-lhe uma memória.
Em primeiro lugar, a escolha da foto: sempre achei que este homem tinha um sorriso lindo, e um coração enorme, e acho que ambos são visíveis nesta foto. O preto e branco deve reservar-se às fotos nas quais queremos ver as emoções das pessoas.
Não me vou alongar muito, pois não é o tamanho que importa, mas não podia deixar de dizer algumas coisas.
Devíamos todos pôr os olhos nele, pois alguém que fica preso quase 20 anos, e depois vem cá para fora, e diz que não pretende vingança, é de facto um ser extraordinário. Ele fez mais pela Humanidade do que muitos outros políticos/estadistas juntos - e não é de admirar que lhe tenham concedido as honras que concederam. Ele foi, de facto, um pai para os Sul-Africanos. Se ele conseguiu as façanhas que conseguiu, porque não conseguimos nós outras tantas?
  • A paz entre Israel e a Palestina;
  • O fim da guerra na Síria;
  • A extinção de todos os grupos terroristas e a cessação das políticas de armamento;
  • Educação, alimentação, saúde e habitação para todos os povos;
  • Fim aos regimes ditatoriais e repressivos (Coreia do Norte, Birmânia, Turquemenistão...);
  • Uma nova atitude face ao valor da vida humana, animais e ambiente (Rússia, China...).
Bem, poderia continuar por aí fora, e estou certa de ter esquecido algumas delas. Vem aí mais um ano, e tudo vai continuar na mesma. As crianças continuam a morrer de fome e doenças em África, a população Síria está cada vez mais próxima da extinção, e as grandes multinacionais continuarão a facturar milhões, sem olhar para o lado. A indiferença do ser humano perante estas situações faz de nós um animal mais do que irracional. Quem me dera que toda a gente pensasse em mudar o mundo, e fizesse pelo menos um gesto de modo a atingir esse objectivo.
Que 2014 possa ser um ano de viragem...
Aloha

No comments: