Friday, March 15, 2013

Tertúlias literárias

Já há algum tempo que eu e um grupo de colegas falavamos em organizar sessões literárias. Unia-nos o gosto pela leitura, o gosto pelo debate e partilha de ideias, e a possibilidacde de dar a conhecer aos outros algo de valioso. Surgiram então as Tertúlias Literárias, evento que ocorre cerca de uma vez por mês. Nessa semana é marcado o local do evento, e as horas, num email que segue para todos.
Estes encontros pretendem ser um tempo bem passado, e a oportunidade para aprender algo com os colegas. Cada um traz um livro do qual fala (pode ser uma opinião positiva ou negativa) e são dados cerca de 15 minutos de antena a cada um, para que todos possam participar. No final de cada sessão fica-se com uma sensação de ter aprendido bastante, até porque cada um tem as suas preferências literárias, e por vezes, ficamos logo com vontade de deitar a mão a determinado livro.
Penso que, hoje em dia, com tantas ofertas digitais (Internet, Playstation, Televisão...) serão poucos os que se viram para este mundo. Mas posso dizer, que com 3 Tertúlias realizadas, até ao momento, o balanço é mais do que positivo, e inclusive, conseguiu motivar à leitura alguns dos colegas! Só por isso, já valeu a pena ;)
Quanto aos livros digitais, e os Kindle... Podem até ser muito práticos (em termos de espaço) e económicos, mas o que substitui o prazer de olhar para uma estante cheiinha de livros???
Alguém conhece ou participa em eventos deste género? Partilhem aqui as vossas experiências!
Aloha

No comments: