Tuesday, December 11, 2012

Sugestão de leitura

Este foi um dos livros mais marcantes que li, ultimamente. Primeiro, porque é um tema que me suscita a curiosidade, mas especialmente porque estive em Berlim há dois meses, e "vivi" parte do que é contado nesta história. Digo "vivi" porque apenas o presenciei através de museus e da própria cidade em si. Comparar isto aos quase 30 anos que o muro esteve de pé, e o que isso representou para a população, é uma autêntica comédia... Poucos de nós (felizmente) experienciaram ou experienciarão algo assim, ao longo das nossas vidas, mas um muro que divide toda uma cidade, uma população, uma nação, não deixa ninguém indiferente. Mais: deixa marcas que jamais saram.
Este livro foca a geração perdida entre o Muro de Berlim, a geração que atravessava a fase final da infância quando o Muro caiu, e que se sentiu confusa e desorientada com os acontecimentos que se lhe seguiram. Fala também dos seus pais que não conseguiram nunca adaptar-se ao Mundo Ocidental, depois de tantas décadas debaixo do regime da RDA.
Adorava encontrar mais livros acerca deste tema, mas em Portugal nunca vi nenhum. Este veio directamente de Berlim para a minha estante, e a sua leitura é apaixonante!
Aloha

No comments: