Friday, April 29, 2011

Sugestão de leitura





















E de choro! Sim, porque nunca me lembro de um livro me ter deixado assim... Tão triste, tão perturbada, mas ao mesmo tempo tão feliz, e com vontade de valorizar ainda mais cada minuto que passo com os meus meninos (vulgo gatos).
Chorei copiosamente nos últimos 2 ou 3 capítulos, não aquando da morte do Casper, mas sobre a descrição fictícia de como é o céu dos gatos, e o que acontece quando morrem. E sim, sou do mais céptica que há quanto a estas coisas, mas fiquei a imaginar se por acaso fosse como estava descrito no livro, e custou-me muito imaginar que um dia também vou perder os meus... Sempre tive isso presente, e agora que atingiram os 10 anos de idade (todos de boa saúde, felizmente) fico cada vez mais apreensiva quanto ao futuro...
Quando o meu outro gato morreu, estava comigo há 8 anos (desde os meus 8) e custou-me muito, mas com estes ainda seria mais difícil, pois a ligação que tenho com eles é qualquer coisa de extraordinário. Quando ele morreu, debati-me durante algum tempo com o seguinte dilema: arranjar outro gatinho (não para o esquecer, mas para ajudar naquele período de tempo mais difícil) ou esperar bastante tempo até que a dor passasse? Optei pela primeira via e acho que fiz bem. É claro que depois de perdermos um animal de estimação, custa muito arranjar outro, pois sabemos que, dependendo do animal, ele terá um tempo de vida muito limitado, relativamente ao nosso, mas eu achei que seria mais fácil lidar com a dor, dando amor e carinho a outro animal (e foram logo 3!).
Tal como a autora do livro diz e muito bem, temos de pensar nas coisas boas que ficam das relações entre humanos e animais. E isso, por si só, já vale este mundo e o outro!
Leiam o livro - é, de facto, uma leitura apaixonante, para quem ama os animais! Uma boa sugestão para o Dia da Mãe ;)
Aloha

No comments: