Saturday, July 31, 2010

Sugestão de leitura





















Fiquei de olho neste livro assim que saiu, ou não fosse eu fã de filmes e livros que retratam este período trágico da História.
Roménia no fim da guerra. A população alemã vive com medo. «Eram 3 da madrugada do dia 15 de Janeiro de 1945 quando a patrulha me foi buscar. O frio apertava, estavam -15º C.» O jovem narrador começa assim o seu relato. Tem cinco anos diante de si, dos quais ainda nada sabe. Cinco anos, ao fim dos quais regressa um homem diferente.
Foi esta a sinopse que li e me cativou de imediato. Não vou dizer que desgostei do livro. Este romance resulta de diversas conversas com alguns sobreviventes do campo de trabalho, tornando-o, por isso, demasiado real. O objectivo - mostrar ao leitor como foi dura a vivência em campos de concentração - foi plenamente conseguido, mas não me identifiquei com a escrita de Herta Müller, caracterizada por frases curtas e duras, e pela invenção de termos e conceitos novos, dificilmente traduzíveis para a nossa língua.
Aloha

No comments: