Thursday, May 7, 2009

Cartoon da semana
























Palavras para quê? Está tudo dito!
Aloha

2 comments:

SoulHeaven said...

Sabes que eu até consigo perceber o ponto de vista deles, ou melhor, percebo o porquê da pressão contra o uso do preservativo... Mas não deixo de achar que é uma mentalidade muito atrasada para o nosso tempo.

A Igreja tenta ser coerente, só que a coerência não implica sermos tão ignorantes hoje como há um ano atrás. É preciso alguém com uma nova mentalidade, com a capacidade de adaptar ideologias, filosofias e interpretações a uma nova era, a uma nova sociedade.

Podemos não viver numa sociedade 100% correcta (eu também não concordo com muito do que se faz e se passa no Mundo), mas a Igreja tem de perceber que não pode continuar a defender o mesmo ponto de vista de há 100 anos atrás. Seja na sexualidade, seja noutro tema qualquer.

Muito do 'interesse' da Igreja passa pelo trabalho que ela desempenha na sociedade, isto é, mais do que um ideal teológico, a Igreja sempre foi uma enorme fonte de solidariedade social, de educação e que fomentava o desenvolvimento da consciência cívica daqueles que a frequentavam (salvo certas alturas, estilo Inquisição e outros casos particulares).

Esta é apenas a minha opinião, com certeza que existem outros locais onde tal não se verifica, mas a Igreja perdeu MUITO daquilo que representava essas qualidades. Principalmente quando diverge de, ou não se manifesta sobre, opiniões que são, aos olhos da sociedade actual, inquestionavelmente correctas. Além disso deixou de ser um exemplo na área da Educação e da Solidariedade Social, deixando, por exemplo, colégios e centros sociais com a imagem de internatos ou escolas para coitadinhos ou lares de misericórdia, onde tudo se faz 'quase' por favor.

Mas atenção, não digo que não existam locais onde as coisas sejam bem-feitas, ou onde se continue a fazer sempre o melhor possível, até porque eu tenho ajudado no que posso e dou muito valor aos que fazem o trabalho da Igreja com coração e muita força de vontade. Acho é que se podia fazer MUITO melhor e que existe uma certa ignorância na base das hierarquias (onde se continuam a ver as guerrinhas e as invejas a dominar reuniões e encontros das paróquias), e uma total displicência no topo da hierarquia.

Eu até compreendo que a Igreja condene o uso do preservativo, isto claro, porque defende a abstinência sexual e considera o preservativo como um método contraceptivo. Mas então que façam esta 'guerra estúpida' contra a não-abstinência sexual! Porque isso sim é a melhor maneira de prevenir o contágio, por via sexual, da SIDA, e de não cometer pecado! :P MAS caso a malta queira pecar (ter actividade sexual sem ter em vista a continuação da espécie humana! LOL), então que o façam com preservativo. Porque é, do meu ponto de vista, e de quase todo o Mundo, o mais sensato!! Afinal de contas, não estou também a prolongar a vida assim? Não o fazer, é quase como pecar a dobrar! LOL

E ainda te digo mais duas coisas! LOL É imperdoável a Igreja não ter uma opinião vincada e uma 'política' ambiental! E é incrível como D. José Policarpo, que acho que é o 'topo' da Igreja em Portugal, condene e diga o que diz sobre o preservativo, mas não tenha problemas nenhuns em assumir que fuma e que esse é o seu pecado. Ele disse-me isto a mim, numa conferência, e estou mortinho para lhe perguntar o seguinte:

[Partindo do princípio que o homem fuma de forma consentida, e que sabe que é um atentado à sua saúde, logo comete pecado, então:] "Se fosse descoberta uma protecção em plástico para colocar na parte de fora do filtro dos cigarros, e se essa capinha de plástico diminui-se o risco de contrair cancro do pulmão em 99.99%, qual seria a sua atitude? Deixava de cometer um pecado continuado e, digamos assim, 'socialmente aceite pela sociedade moderna'? Ou continuava a pecar, mas protegendo a sua saúde?"

Desculpa o desabafo assim para o longo! :P Mas este é daqueles assuntos que, para mim, não merece um comentário banal. =)

Beijinhos!!

Ana said...

sim, eu concordo com o ke dizes! Realmente devia actuar noutra forma, cm referes, na abstinencia... é que por mtos irem atras do ke a igreja diz, é que a SIDA tbm s espalhou mais ke o ke devia... nk tinha pensado nisso do ponto de vista de prolongar a vida, mas tens toda a razão!

e n sabia k ele fumava! n costumo mt seguir as noticias, e mto menos as religiosas, p isso n fazia ideia!

está na hora de a igreja se renovar em relaçao as suas ideias. as coisas evoluem, os tempos mudam, e a igreja tem de acomoanhar essa evolução, mas julgo ke isso, a acontecerm irá demorar mto tempo...

Bjs