Saturday, May 30, 2009

The Black Swan
























Demorei 2 meses a ler este livro. Primeiro porque não tenho tido muito tempo, e segundo, pela dificuldade. Não por ser em Inglês, mas pelos termos e conceitos matemáticos. Mesmo para quem teve imensa matemática, é sempre difícil entender conceitos muito abstractos.
Comprei este livro no aeroporto de Schipol (Amesterdão), no regresso para Portugal, pois já não tinha nada para ler, e adoro estes livros de bolso (que cá não fazem!), e tinha ouvido falar muito bem dele.
Taleb é de origem Libanesa, e sendo matemático de formação, tem dedicado a sua vida ao estudo dos acontecimentos improváveis - chamados de Black Swans por se acreditar, até ao século XVII, que apenas existiam cisnes brancos. Ao longo do livro, Taleb dá imensos exemplos de black swans como, por exemplo, o 11 de Setembro, o crash da bolsa em 1987, a II Guerra Mundial, etc., sendo que estes acontecimentos são caracterizados pelo seu carácter altamente imprevisível, e o facto de eles terem acontecido no passado, não permite que possamos prevê-los no futuro! Bem, mas o que mais me cativou, foi a parte em que ele desmistifica a famosa distribuição normal (de Gauss) e onde explica que grande parte das coisas não se regem por essa lei, levando-nos a cometer erros nos mais diversos campos (economia, história...). Uma vez que levei com a distribuição de Gauss ao longo de anos, e especialmente na faculdade, em Probabilidades e Estatística, achei interessantíssima a explicação dele. Não sendo a minha área, acabei por achar o livro muito interessante, pois explica-nos o porquê de muitas coisas com as quais lidamos no nosso dia-a-dia.
Aloha

2 comments:

SoulHeaven said...

Deve ser giro esse livro! ;) Agora ando a tentar "cultivar-me" para a leitura, pois nunca ganhei gosto por ela e hoje sinto que me faz muita falta.

Também tenho acompanhado as receitas do teu blog! Muitos parabéns! =D Eu já sei que aí em casa se cozinha bem, mas gosto ainda mais de ver receitas super saudáveis publicadas aqui!

E já agora, a foto do meu blog é do Leonel Messi, jogador do Barcelona! LOL :P

Muitos beijinhos, espero que esteja tudo a correr bem! =)

Ana said...

ah pois, ag andamos mto adeptas da comida saudável :)

sim, ler faz mm mta falta!! aprende-se mto! se n fossem os transportes, eu nunka lia...

Beijinhos!