Saturday, February 7, 2009

Sugestão de leitura
























Devorei este livro em apenas 3 viagens de comboio. Há muito que algo não me prendia assim, tão intensamente.
Aconselho a leitura a todos, especialmente àqueles que não estão habituados a lidar com gatos, sim, porque os outros, entenderão bem o livro, e ainda que se surpreendam e comovam com a bonita história, sabem bem do que a escritora fala.
Tinha ouvido boas críticas acerca deste livro, recentemente lançado, e não resisti a comprá-lo, ou não fosse eu uma ailurófila assumida! Podem encontrá-lo na FNAC, Bertrand ou qualquer outra livraria que se preze (15 €).
O livro mostra-nos a capacidade dos animais para mudarem uma pessoa, um local, e mesmo o mundo inteiro. Irrita-me quando oiço as pessoas dizerem coisas do tipo "O gato já tem sorte em ter comida e cama quentinha.", "Dás muito trabalho e andas sempre a miar.". Desenganem-se: sorte temos nós em termos a sua companhia, sorte temos nós por eles nos escolherem, sorte temos nós por estarem a nosso lado, mesmo nos momentos mais difíceis. Durante a vida de um gato (cerca de 17/20 anos) ele dá-nos muito mais do que nós a ele. Nós damos-lhe comida, cama, cuidados veterinários, brincadeira e carinho. Mas ele dá-nos coisas que não têm preço (devoção, amor e lealdade total). E mais: dá-nos sem pedir nada em troca. Porque não são egoístas, não fazem as coisas sem estarem sempre à espera de uma recompensa. Não foi preciso ler o livro para perceber isto; há muito que o sei, resultado da minha convivência com os meus gatos. Mas a Vicki Myron pôs em palavras (e muito bem!) o que todos os que amam os seus gatos sentem. E ao contar a história de Dewey, conseguiu tocar muitos corações. Dewey foi especial pelo papel que teve naquela comunidade e pela influência positiva que teve em tantas pessoas, mas não se esqueçam, todos os animais são especiais - basta que lhes dêem uma oportunidade para isso. Impossível ficar indiferente perante esta história. Gostava que as pessoas que nem sequer apreciam gatos o lessem; ficariam encantadas!
Aloha

3 comments:

Carla said...

Ofereci este livro à minha madrinha no Natal mas quando lhe dei disse logo: "tens de me emprestar para ler" =P
Fiquei ainda mais curiosa =)

bjs, bom fim-de-semana

Ana said...

Carla, kdo o li tbm pensei em ti. tnh a certeza ke vais adorar :)

Bjsss

Anonymous said...

Olá Ana, tudo bem?

Muito obrigada pela visita...volta mais vezes :-)