Saturday, April 5, 2008

Cabo Mondego
























Esta fotografia foi tirada numa visita de estudo que fiz a semana passada ao Cabo Mondego (Figueira da Foz). Por trás desta paisagem lindíssima (têm de concordar comigo que sim!) existe uma pequena pedreira de calcário, mas nem por isso aí a paisagem deixa de ser bonita. Não existem grandes escombreiras e a fábrica (também pequena) de processamento do calcário está discretamente escondida no meio da Serra da Boa Viagem.
Já imagino o que possam pensar. Eu também não gosto de ver grandes explorações a "estragar" a paisagem, mas ultimamente posso gabar-me de ter visto muitas explorações sustentáveis, e quando assim é, dá gosto ver como a natureza e a indústria se equilibram.
Para além da particularidade da pedreira estar "encaixada" sobre o mar, é possível ver na foto as camadas sedimentares todas inclinadas do Jurássico. Mesmo que não percebam patavina disto, faz ou não faz um efeito bonito? Agora imaginem dentro da pedreira, tudo constituído por estes mesmos estratos, e rocha sim, rocha sim, encontram-se fósseis de amonites, alguns deles com 20, 30 cm de diêmetro!
É, sem dúvida, um local bonito para passear. Do miradouro da Serra da Boa Viagem tem-se uma bonita vista para a Figueira da Foz. Pena é a praia não ter acesso, porque no Verão havia de ser bom ir para um local mais recatado, e ainda por cima com tanta geologia para decifrar.
Aloha

2 comments:

Aninha said...

é bonito sim sra! embora enquanto tds andavam de cu po ar eu me arrastava pelas redondezas em busca de evidências de pegas ( de fogo n P$#&#) :p... furos sim.. mas mto pouco pas meninas dos explosivos! :p
beijinhos ;)

Ana said...

eheh :P

Eu gosto mt d explosivos, mas tbm gosto mto d geologia (não tt p saber as eras e essas cenas td, apenas o basiko) mas p ver e apreciar o que ela nos oferece :)

Bjs ;)