Wednesday, April 9, 2008

Jogos Olímpicos de Pequim

















Verão de 2008. Jogos Olímpicos de Pequim. China.
Desde pequena que adoro ver os Jogos Olímpicos, não só pelo desporto, mas também pelo que representam em si: a aproximação e reconciliação entre os vários países. Durante aquele mês, parecia que o mundo era diferente: esqueciam-se as guerras, as doenças e vivia-se em torno de algo que unia todos os povos.
Já foram várias as edições dos Jogos marcadas por acontecimentos menos felizes, e parece que esta se está a tornar numa delas.
Pelo que o conceito dos Jogos representa, sempre acreditei que não deveriam realizar-se em países que não têm qualquer respeito pelos Direitos Humanos, que é o caso da China. Infelizmente, o dinheiro fala sempre mais alto, e mais uma vez ganhou.
Como se não bastasse a China ter anexado o Tibete e o Taiwan e não querer abrir mão deles, continua com a sua política natalista excepcional (também conhecida pelas salas de morte)... Houve um caso deveras chocante há poucos meses que correu mundo: uma criança abandonada no caixote do lixo, e milhares de pessoas passaram por ela, e só uma senhora se interessou em salvá-la... No que respeita aos animais, também são os líderes da violência. Já para não falar na pena de morte (não é que seja contra ela, mas isso será alvo de outro post num dia de maior inspiração)... Por tudo isto tudo (e muito mais que não estou a referir), não acho que a China devesse organizar os Jogos Olímpicos, pois isso será compactuar com leis e mentalidades que condenamos. E como muitos sugerem, acho que devia haver um boicote aos Jogos. Eles dizem que vão mudar muita coisa na China... Vão mudar durante os dias dos Jogos, depois volta tudo ao mesmo. Um país onde nem sequer os jornalistas têm liberdade de expressão, onde quem quer que seja que diga algo contra o Governo, será massacrado...
Resumindo e concluindo: eu cá gosto muito dos Jogos Olímpicos, adorava ir à China um dia (porque aparte as politiquices deve ser um país fantástico), mas não acho bem que eles fiquem com os louros de organizar os Jogos e durante esse período terem um comportamento exemplar porque têm milhões de olhos postos neles, e depois tudo voltar ao mesmo.
Aloha

No comments: