Saturday, April 19, 2008

Reciclar é preciso!
























Mas ainda há muito boa gente que não o faz... Como se isso fosse alguma tarefa do outro mundo! Se até o Gervásio consegue separar as embalagens de plástico dos cartões e vidros, porque será que muitos não conseguem? Ou nem sequer estão para aí virados?
Recentemente visitei uma fábrica de reciclagem de vidro (Vidrociclo, Figueira da Foz) e tive oportunidade de ver como é feita a reciclagem do vidro. Fomos alertados para a importância de separar bem o vidro e colocar vidro e apenas vidro no vidrão. Isto porque cerâmicas não podem ser aqui colocadas. E muito menos espelhos, vidraças e lâmpadas, como tanta vez se vê... O mesmo se aplica a caricas, rolhas ou tampas - não podem ser depositadas no vidrão!
Em alguns pontos do processo da reciclagem, a triagem é feita manualmente (e sem luvas!) pois é a única maneira de separar as impurezas do vidro, impurezas essas que se traduzem quase sempre em pratos e vasos, e que, se erradamente prosseguirem na reciclagem, irão causar graves defeitos nas garrafas de vidro produzidas. Ora, é aí que nós entramos. Podemos minimizar essas situações, colocando apenas vidro no vidrão. E não me digam que é difícil. Até porque tem lá uns bonecos a explicar o que se pode ou não depositar. O Gervásio consegue separar, mesmo sem saber ler. E vocês? Conseguem, ao menos, chegar aos calcanhares de um mero chimpanzé?
Aloha

5 comments:

Carla said...

Olá Ana! É muito importante a mensagem que deixas aqui. Só coloco vidro no vidrão (tal como o próprio nome indica) mas já vi lá outros objectos como já mensionaste... Por isso é que muitas pessoas têm atitutes erradas, até numa simples reciclagem. São bem abaixo de um chimpazé...


bjs, bom fim de semana!

Ana said...

Vê tu bem que na tal fábrica de reciclagem ke visitei, disseram que até um míssil apanharam no vidrão (tiveram de chamar a PJ e mais n sei kem p averiguar a situação)... isto p n falar de sapatos, bolas de futebol, e roupas ke tbm chegam à fabrika!

Bjs ;)

Carla said...

:O

a sério? roupa? sapatos? isso é mesmo estupidez!!!

bjs*

Aninha said...

falta ai o tubo do aspirador que encontraram mm kdo tavamos la a ver a separação lol :p

Anonymous said...

e tu, metes as embalagens no caixote amarelo? sim? então toca a arranjar um azul também! ehehe

já agora, esse míssil era meu... pu-lo na rua para ir fazer as necessidades e o bicho fugiu-me!