Friday, August 31, 2007

A culpa é do anticiclone dos Açores

Já andava com esta há um tempo, e agora apeteceu-me escrever sobre isto.
Estava na praia e as minhas amigas queixavam-se do facto de a água estar tão fria este ano, em relação aos anos anteriores, e eu a dizer que a culpa era do anticiclone dos Açores. Depois ouvia muita gente a queixar-se de o Verão estar tão estranho este ano, com temperaturas bem mais baixas do que o habitual, e eu lá dizia "Epá, é o anticiclone dos Açores!". Não sei se estão recordados das chuvas que se abateram no Reino Unido a meio do Verão e das vagas de calor que assolaram o Sul da Europa há um mês atrás. Pois é, também isso teve a ver com o maldito anticiclone. Não sei se já estão a ver a coisa...
Um anticiclone é uma região em que o ar se afunda vindo de cima e suprime os movimentos ascendentes necessários à formação de nuvens e precipitação. Por isso bom tempo (seco e sem nuvens) está normalmente associado aos anticiclones: quente e seco no Verão, e frio com céu limpo no Inverno.
O que é que isto interessa afinal? É que o anticiclone dos Açores é o sistema meteorológico com maior influência no estado do tempo em quase toda a Europa, pelo que está a condicionar fortemente o Verão. Porém, não se sabe ainda se estas alterações estão ou não relacionadas com as alterações climáticas.
Agora já sabem, qualquer coisa, a culpa é do anticiclone dos Açores. O engraçadito anda a baralhar o tempo por toda a Europa e a gente que se lixe...
Aloha

Monday, August 27, 2007

Albufeira



















Mais uma ida ao Algarve, mais uma viagem que vai deixar muitas saudades...
Tivemos sorte com o tempo que apanhámos, ao contrário do que se sucedeu cá em cima, neste Verão que tem estado muito pouco caliente, mas isso será alvo de um futuro post. Por essa mesma razão, também a água estava mais fria do que habitualmente, mas bem mais agradável que cá em cima. Foram essencialmente umas férias para descansar e recarregar baterias para o novo ano que aí vem ;)
Para quem não conhece, esta é a praia de Santa Eulália, situada em Albufeira; ao fundo pode ver-se a conhecida praia da Falésia, já em Vilamoura.
Aloha

Monday, August 20, 2007

Cabo da Roca



















Esta foto foi tirada no Cabo da Roca, numa manhã ventosa, em que se fazia um esforço enorme para estar de pé, pois as rajadas de vento empurravam-nos com uma força brutal...
Achei a foto magnífica pelo contraste entre o verde da vegetação e o azul do mar ;)
Aloha

Sunday, August 19, 2007

The Simpsons Movie
























Em relação a este filme tenho poucos comentários a fazer: fãs dos Simpsons - vão vê-lo; não fãs dos Simpsons - vão vê-lo na mesma!
Para além da excelente qualidade do filme, em termos gráficos, ele está recheado de duras críticas à sociedade americana, bem como de divertidas piadas, a que a famosa família já nos habituou ao longo dos últimos 20 anos. Para variar, a estupidez do Homer é uma constante ao longo do filme, caracterizando bem o comportamento dos Americanos.
Se pretendem passar uma boa noite de gargalhadas, este é o filme ideal ;)
Aloha

Friday, August 17, 2007

Praia Grande



















Chegámos à praia e mesmo antes de sairmos do carro, ficámos com a ideia de que estava espectacular, pois já tínhamos consultado o Beachcam e vimos que não havia vento. Sim, que ninguém se pode dar ao luxo de fazer 50 km para a praia e arriscar-se a apanhar mau tempo. Eis qual não é o nosso desânimo quando lá chegámos e demos de caras com a bandeira vermelha... Quer dizer, a mim tanto me faz... Verde, amarela, roxa, laranja às bolinhas, mas pronto, aquelas praias ali não são para brincadeiras, e quando o mar está bravo, está mesmo =/ Isso não nos impediu de ir para a praia, e a verdade é que acabou por se tornar um dia espectacular, tanto que só fomos embora por volta das 19h! Ainda deu para tomar uns banhos, mal e porcamente, mas com muito cuidado, pois estar com água acima dos joelhos já era perigoso, tal era a força do mar. Mas uma coisa boa de se fazer nestes dias é apreciar a beleza do mar e das ondas e a calma da praia, quase vazia, como se vê na foto.
Aloha

Thursday, August 16, 2007

Transformers
























Fui ver este filme só porque o meu amor me pediu, porque na verdade um filme com carros a transformarem-se em robots não me dizia muito... Não é mesmo o meu tipo de filme. A história do filme acabou por me surpreender, embora não passe de um filme de ficção científica, e este género de filmes não me atraia muito. Mas há que destacar os espectaculares efeitos especiais do filme, que nos conseguem prender ao ecrã durante quase 3 horas!
Aloha

Tuesday, August 7, 2007

Vilamoura



















De regresso de mais uma bela viagem!
Desde pequenina que vou para Vilamoura mas nunca me canso de lá voltar! Talvez porque a cada ano que lá vou, aquilo está diferente. Mais um hotel, mais um campo de golfe, mais um condomínio privado... Vialmoura tem hoje pouco mais de 40 anos; quando comecei a ir para lá, há cerca de 20 anos, era bem diferente. Havia a marina e apenas alguns hotéis e apartamentos em seu redor. Hoje as coisas estão bem diferentes e Vilamoura cresceu e modificou-se muito. No entanto, continua bonita como sempre. Quando lá entramos sente-se aquele cheirinho especial a férias, e quando é hora de vir embora, é com muita pena que o fazemos...
Adorei os dias de praia que fizemos na Praia da Falésia, e também os passeios pela marina. As noites não podiam ter sido mais agradáveis, pois o Klube estava muito bom este ano ;)
Agora resta-me ficar por cá e continuar a trabalhar para o bronze!
Boas férias a todos!!!
Aloha