Thursday, September 20, 2007

Caril e girassóis
























Ora bem, este post vem a pedido da Carla do Carpe Diem, que não só me pediu para lhe mostrar como era a planta do caril, como também me pediu umas informações acerca dos girassóis.
Aqui tens o caril. Como podes ver, agora as flores já secaram, mas no início do Verão estavam bem bonitas e de cor amarela. O seu aroma a caril é muito agradável, especialmente para quem gosta. Talvez por isso, é uma planta muito atreita a formigas!
Quanto aos girassóis, vou dar-te umas dicas que resultaram da minha experiência após tê-los plantado. Podes pesquisar na net mais informações, mas a maior parte dos sites referem-se a plantações em grande escala :/
1) Diz-se por aí que a altura certa para plantar é em fins de Maio, inícios de Junho, mas eu antecipei-me e plantei no fim de Abril, e no fim de Junho já eles estavam a abrir. Não sei se irás ter resultados se os plantares agora, mas se estiveres com muita vontade, e tiveres muitas sementes, o meu conselho é o seguinte: planta 2 ou 3 sementes agora e vê no que dá, e guarda as outras para a devida altura. O clima agora anda tão estranho que as flores no meu terraço chegam a florir na altura em que deviam murchar!
2) Tenta plantar as sementes num vaso grande (do tamanho do meu, ou se tiveres maior, melhor) isto porque os meus girassóis que estavam nesse vaso cresceram bem mais do que os outros; e os girassóis, já sabes, quanto maiores, mais bonitos :)
3) Outra coisa a não esquecer é colocar uma estaca (um pauzinho de madeira que podes encontrar no Aki ou em lojas de jardinagem) junto ao girassol, mas basta fazeres isto quando o caule tiver uns 10 cm.
4) Há sempre uma flor mais pesada que irá descair; podes cortá-la ou deixá-la estar.
5) É importante que a terra esteja sempre húmida, e que a flor apanhe o máximo de sol que puder por dia!
6) No final, secas as sementes e podes guardá-las, ou para comer (são ricas em vitaminas D, E e complexo B, e baixam o colesterol!), ou para plantá-las no ano que vem, ou então podes dar aos papagaios :p
Espero que te tenha servido de ajuda!
Aloha

5 comments:

Carla said...

Ana, MUITO OBRIGADA pela ajuda!!!
uau caril, nunca tinha visto a sua planta! Obrigada pelas tuas dicas, vou ver como hei-de fazer, depois digo-te! =)
Bjs bom fim de semana!!!

Patrícia said...

Bem, também nunca tinha visto a planta do caril, estou a ver que tens tudo no teu terraço ;) beijinhos***

Carla said...
This comment has been removed by the author.
Carla said...

Olá tudo bem???

Olha quando puderes vai ao meu blog, tenho lá uma "prendinha" para ti!
http://carlapinheiro.blogspot.com/2007/09/5-estrelas.html#links

bjs, bom fim de semana!

Carla said...

Tens aqui mais um desafio, se quiseres participar =)

http://carlapinheiro.blogspot.com/2007/09/livros.html#links

Bjs, bom fim de semana!