Monday, September 24, 2012

Sugestão de leitura

Como não podia deixar de ser, este era um dos poucos livros que me faltava ler, acerca do tema, após ter lido As Mulheres dos Nazis. Mais abrangente do que esse, pois fala-nos de ditadores de todo o mundo, como Mussolini, Estaline e Bokassa, entre outros. Curiosamente, aquele que mais me surpreendeu (pela negativa) foi o Ceausescu. Não por ele próprio, mas pela sua mulher. Não pelas mortes infligidas (em número muito inferior às de Hitler) mas pelas atrocidades perpretadas.
Já tinha visto um filme que documenta muito bem este período, se bem que do ponto de vista da paródia, e o qual aconselho vivamente, portanto achei que nada mais me iria surpreender. Mas tenho-vos a dizer que a Sra. Ceausescu caprichou. Mais do que Hitler e as suas ideas mirabolantes, mais do que Estaline e os seus actos violentos, e mesmo mais do que Mao Tsé-Tung e a sua política de extremos. Esta senhora pretendia ser um lobo disfarçado de cordeirinho e parece que conseguiu enganar quase todos (o que a torna pior do que os outros, pois esses nunca esconderam a sua maldade!). Fiquei chocada com o que li, pois apesar de saber que a Roménia tinha vivido períodos complicados durante a ditadura de Ceausescu, estava longe de imaginar quão maus tinham sido.
O livro é interessante pois permite-nos conhecer estes homens através das mulheres que fizeram parte das suas vidas, o que nos dá uma perspectiva diferente.
Aloha

No comments: