Monday, June 4, 2012

Sugestão de leitura

Não resisti a comprar este livro assim que o vi à venda, meio esquecido, entre tantos outros... O tema do terramoto de 1755 fascina-me quase tanto como o da II Guerra Mundial, mas como não são escritas tantas coisas acerca do mesmo, acabo por estar mais informada sobre o segundo.
A descrição pormenorizada sobre os abalos que atingiram Lisboa neste dia e nos seguintes, bem como o estado de degradação que se abateu sobre Lisboa, está excepcionalmente bem feita. No entanto, tal como tudo na vida, tem um defeito, pelo menos para mim. Por ser escrito por um Inglês, naturalmente, retrata bem a sociedade Inglesa presente à época em Lisboa, o que se torna maçudo e desinteressante para alguém que não seja Inglês, e para quem aquelas personagens nada significam. Eu adoro História, e nestas partes, apetecia-me sempre saltar uns parágrafos, pois perdia-me com tantas personagens. Imagine um Inglês o que é contar-se determinado período da sua história, e massacrá-lo com a vivência de não sei quantos Reis Portugueses!
No geral, o livro está muito bom, e permite ao leitor obter um bom background sobre esse assunto. Mas devia ter sido escrito por um Português, e centrar-se mais na Sociedade Portuguesa.
Aloha

No comments: