Sunday, March 11, 2012

Sushi @ home





















Sushi - a moda do Oriente que veio para ficar. Todas as comidas têm uma época. Primeiro foi a locura dos McDonald's, depois os KFC, as Pizzas, a comida Chinesa, as massas e agora surge o Sushi. A verdade é que, ao contrário das restantes, esta é uma alternativa saudável, pois baseia-se em peixe cru, alguns legumes e fruta, e arroz. De pouco saudável terá apenas o molho de soja, que teima em ser demasiado salgado, mas até já existem à venda uns mais soft.
A minha história com o sushi foi caricata. Provei a primeira vez e detestei; provei a segunda e pensei que, mergulhando tudo no molho de soja, até se comia; à terceira vez fiquei rendida - sou até capaz de comer atum ou salmão cru numa refeição normal. Não gosto dos camarões nem das delícias do mar, mas como sou cada vez mais adepta de confeccionar sushi em casa, não tenho esse problema. Escolho que ingredientes usar e quais as combinações a fazer.
É um jantar de convívio muito engraçado, se juntarmos um pequeno grupo de amigos que gostem de sushi. Desde o cortar dos ingredientes, ao enrolar dos rolinhos e ao preparar do arroz, até chegar à mesa, podem ir cerca de 2 horas, dependendo da quantidade de comida e da habilidade dos cozinheiros. Tem a vantagem de escolhermos o que queremos, inventarmos combinações novas e ainda poupar bastante. Sim, sushi fora de casa é das refeições mais caras que se comem (ou não fosse o tempo exagerado na sua confecção) mas em casa chega a ser das mais baratas (uns míseros 3 €). E como eu digo, a imaginação é o limite =)
Existem imensos sites onde se pode aprender a fazer sushi, e chegaram recentemente ao mercado umas formas plásticas da tupperware onde podemos moldar o arroz! Os ingredientes são relativamente fáceis de comprar, mas tentem comprá-los em lojas Japonesas; fora pagarão o dobro ou o triplo!
Aloha

3 comments:

Troca e Tintas said...

ok..parece-me que vou ter de experimentar mais 2 vezes então....é que na primeira vez que o fizemos tb detestei,,,

Ana Rodrigues said...

Eu não detestei mas não consigo comer por causa das algas. Só gosto mesmo do sushi. Descobri por amigos japoneses que o sushi é só o arroz com o salmão/atum por cima e não aquele rolo com a alga, que também não sei o nome. Muita gente chama sushi ao rolo.
Como vês a minha sabedoria de comida japonese é muito vasta lol

Ana said...

ana, o rolo é o sashimi, e o cone de alga é o temaki!!! ;)