Tuesday, November 23, 2010

Batatas recheadas
















Esta é uma das receitas que mais gosto de fazer no Inverno, pois é um prato forte e quente, para aqueles dias mais frios e desagradáveis... É também uma das poucas ocasiões em que como batata, pois não sou grande fã (a não ser que seja batata doce =p ). Uma refeição ideal para um jantar com amigos, pois apesar de ser um pouco demorada (devido ao tempo no forno), o tempo de confecção é bastante reduzido. Quem sabe, uma boa sugestão para o Natal, para quem procura algo menos tradicional, mas nem por isso, menos apetitoso.
Deixo aqui uma sugestão, mas como sempre, usem a vossa imaginação! Como não como carne, uso sempre alternativas, mas esta é uma receita que pode levar qualquer tipo de recheio.

Ingredientes:
  • Batatas grandes
  • Polpa de tomate
  • Queijo mozzarella
  • Atum, soja em granulado ou legumes (para o recheio)
  • Azeite

Preparação:
  1. Lavar com uma escovinha as batatas.
  2. Picar as batatas com um garfo e levá-las ao micro-ondas durante 15 minutos, na potência máxima, ou então cozê-las no fogão.
  3. Preparar o recheio, e aqui, sim, o método de confecção pode variar. Se optarem por atum, podem colocá-lo da lata directamente, e juntá-lo à polpa de tomate. Já a soja necessita de ser hidratada previamente e depois cozinhada. Com os legumes pode fazer-se um refogado simples, ou melhor ainda, cozê-los ao vapor, como costumo fazer. Os legumes mais saborosos para este prato são courgette, beringela, alho francês e abóbora.
  4. Com as batatas já cozinhadas, há que cortá-las ao meio, no sentido longitudinal, e escavá-las. A polpa retirada será depois misturada com o recheio escolhido.
  5. Pré-aquecer o forno a 180 ºC e rechear as batatas. Deverão depois ser cobertas com o queijo mozzarella e levadas ao forno a gratinar.
  6. Como temperos para o recheio, poderão optar por manjericão, pimenta, cebolinho...
Se fizerem a receita, digam-me o que escolheram e como ficou.
Aloha

No comments: