Monday, March 16, 2009

Sugestão de leitura
























Aproveitando a "onda Darwinista" que se vive neste momento, por se estar a comemorar o 150º aniversário da publicação d'A Origem Das Espécies, não quis deixar de ler este livro que vi na FNAC, numa montra dedicada a Charles Darwin. Já o conhecia há algum tempo, mas senti que só o devia ler após ler outros artigos e livros sobre ele, pois só assim faria sentido.
Achei o livro fascinante, não por ele me ter convertido ao criacionismo, pois além de ser agnóstica e atéia, continuo a acreditar na teoria de Darwin, mas o livro descreve pormenorizadamente o funcionamento da vida celular e molecular, e apesar de ser algo que não tem nada a ver com a minha área (até porque nunca gostei muito de Biologia), adorei o que aprendi no livro. Devo confessar que tive dificuldade em apreender muitos conceitos e processos bioquímicos, mas só quem tiver uma boa formação nessa área poderá entender totalmente o que Michael Behe descreve. É lógico que ele quer vender o peixe dele, e convencer as pessoas a acreditar no Design Inteligente, mas não deixam de ser fantásticas as razões que ele alega para o facto de o Darwinismo não poder explicar a vida ao nível molecular. Sim, porque ele acredita que o Darwinismo explica muitas outras coisas, mas não isso. Tal como também acredita que a Terra tem a idade que tem, e não os 10000 anos que a Bíblia vaticina. Foram estes dois contrastes que me fizeram ter vontade de ler o livro, até porque é escrito por um Doutorado em Bioquímica, e não por um charlatão qualquer.
Se gostam de temas controversos, e de aprender um pouco mais acerca do funcionamento das células, não deixem de o ler. Se eu que sou da Geologia consegui entendê-lo, vocês não terão mais dificuldade do que eu!
Aloha

1 comment:

Carla said...

Vou dar uma espreitadela =)

bjs