Saturday, March 28, 2009

Holanda






























































































































































E como o prometido é devido, cá estão umas fotos da minha magnífica viagem! Poderão ver mais na minha galeria nos Olhares, à medida que as for publicando.
As primeiras duas são de Roterdão, uma cidade que não tem nada a ver com Amesterdão - super futurista e na vanguarda da arquitectura, já para não falar que possui um dos maiores portos do Mundo.
As duas seguintes fotos são de Haia, cidade que me surpreendeu pela positiva, pois tinham-me dito que não era nada de especial. Para quem não sabe, Haia é apenas a capital administrativa da Holanda. Uma cidade onde o passado se conjuga com o futuro, como podem ver na segunda foto.
Finalmente, Amesterdão, onde se podem ver os famosos canais com as suas casinhas e barcos típicos, e ainda o ambiente no Red Light District.
As tulipas foram captadas no parque Keukenhof, também conhecido como o jardim da Europa, e no qual se podem visitar, entre Março e Maio, as mais de 100 espécies desta magnífica flor.
O moinho de Bloem situa-se nos arredores de Amesterdão.
Desse belo país que é a Holanda, só restam boas recordações. Algumas coisas a dizer:
  • Senti-me segura em todos os locais (mesmo no Red Light District): não vi assaltos nem nada do género;
  • Os transportes funcionam às mil maravilhas (sabe mesmo bem andar neles), já para não falar das boas condições que oferecem aos ciclistas (são um dos países com menos pegada ecológica!);
  • O clima é óptimo para quem tem bronquite asmática (quero mudar-me para lá!);
  • As pessoas, não sendo muito extrovertidas, são super simpáticas, e mal vêem um turista, metem logo conversa em Inglês;
  • Adoro o facto de serem tão liberais em relação ao sexo, às drogas, à eutanásia... (a prostituição está legalizada desde 1800 - só estamos com 200 anos de atraso!). Mas não se pense que é só boa vida; os Holandeses são permissivos e muito open-minded, mas quando é para trabalhar, fazem-no a sério; inclusive valorizam muito o tempo com a família, o desporto, o bem-estar... Que mais se poderia querer? Fiquei cheia de vontade de lá voltar, alugar um barquinho e percorrer o país pelos canais :)
Aloha

4 comments:

Bug Killer 03 said...

Não te mudes para lá porque mais tarde ou mais cedo aquilo vai ficar tudo submerso! É realmente uma pena pois parece ser um país com muito para visitar e para ensinar aos demais que por lá passam!

Ana said...

kdo fikar submerso logo se vê ;)

Paula Baltazar Martins said...

Os sorrisos que me provocaste com estas fotografias, as saudades são imensas.

Não me importava nada de mudar de ares, já me estou a imaginar a ir trabalhar de bicicleta e a fazer piqueniques ao entardecer nos parques.

Parecem ter sido umas excelentes férias :)

Bom regresso à realidade.

Ana said...

eheh eu tbm! kem m dera poder ter essa vida! ir de bike para o trabalho, respirar ar puro... parece um sonho!

ainda bem ke gostaste das fotos, as ferias foram optimas; ja kero mais!!!