Thursday, May 31, 2012

Sugestão de leitura

Confesso que esperava mais deste livro. Mas também com tanta coisa que já li e vi acerca da II Guerra Mundial, pouco me irá surpreender mais. Ouvi dizer que o filme é muito bom, mas penso que o livro perde em relação ao filme, pelo facto de ter demasiado pormenor descritivo relativamente à história das crianças (antes, durante e depois da guerra) e acerca da organização que foi criada com o intuito de proteger os menores. Na minha opinião, o leitor tende a perder-se em tanto pormenor.
Quanto ao prefácio do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que foi um dos atractivos para a minha compra, também fica aquém do esperado. Demasiado abstracto, não gostei mesmo...
No entanto, para quem não conhece muito acerca da II Guerra, pode ficar com uma boa noção do que foram os guetos e as condições às quais os Judeus foram sujeitos.
Aloha

Monday, May 28, 2012

La Source Des Femmes

Mais outra agradável surpresa no cinema alternativo. La Source Des Femmes conta uma história que podia muito bem ser verdade no mundo actual.
São de destacar o argumento e as personagens, mas é para os cenários que vai o meu maior aplauso. Acabo de chegar de Marrocos e posso dizer que o que se vê no filme é muito real: os kasbahs e as cidades em adobe, os homens a tomar chá nos cafés, as mulheres nos banhos árabes, a paisagem arenosa e argilosa, povoada de cactos, os burros como meio de transporte... Nada ali foi forçado; tudo o que se vê, existe, ainda que seja bastante diferente do modo a que estamos habituados a ver as coisas na Europa.
Este filme merece boa publicidade, sem dúvida!
Aloha

Sunday, May 27, 2012

Sugestão de leitura

Ainda que romanceada, não deixa de ser a descrição da viagem de Cristóvão Colombo até à América, contada pelo seu irmão mais novo, Bartolomeu.
O autor cativa-nos com a sua escrita, e não faltam episódios de humor nesta história. Para mim, o "pior" (se assim se pode dizer) é o facto de o livro se centrar na descrição da viagem apenas em Terra, mais propriamente acerca da constituição da "empresa" de Colombo. Neste sentido, esperava mais aventura na viagem. Ainda assim, não deixa de ser interessante e dá-nos a conhecer uma série de factos sobre os Descobrimentos.
Aloha

Monday, May 21, 2012

Back from another world











Todas as descrições ficariam aquém do que foi realmente esta viagem. Assim, e como uma imagem vale mais do que mil palavras, aqui fica um cheirinho do que foi a minha vida nestes últimos 15 dias. Aconselho vivamente este tipo de viagem neste país: ir até Marrocos em carro próprio. É certo que o trânsito nas grandes cidades (principalmente na costa) é caótico (temos de contar com a circulação de burros, riquexós e dromedários por entre os restantes veículos, muitas vezes em sentido contrário), mas é totalmente seguro viajar desta forma. Senti-me até muito mais segura do que em muitos locais na Europa. Marrocos oferece o que poucos locais conseguem: praia, cidade, montanha e deserto, onde o exótico e o alternativo abundam.
Aloha

Sunday, May 20, 2012

Sugestão de leitura

Esta não é a minha primeira leitura de Gonçalo Cadilhe, mas mantenho a minha opinião. Apesar de este escritor/fotógrafo ter tudo a ver comigo, existe qualquer coisa na maneira como escreve que não me atrai. Costumo dizer que poderíamos ser almas gémeas, pelas semelhanças nas maneiras de ser e pelo gosto em viagens, escrita, fotografia e aventura que ambos possuímos, mas a ligação pelos livros é fraca. Como não quero deitar esta relação a perder, vou esquecer este pequeno pormenor, e continuar a seguir as pisadas deste grande aventureiro! Afinal, não podemos agradar a todos, e decerto que ele continuará a ter muitas fãs ávidas pelos seus livros.
Aloha

Tuesday, May 1, 2012

Salam Alaikum!

Para a primeira viagem do ano tinha várias coisas em mente. Era para ser a Islândia, mas mais uma vez foi adiada. Depois fiquei na dúvida entre Alemanha (intrarail) ou Marrocos. E decidi-me por Marrocos. O que quer dizer que, obrigatoriamente, em Outubro terei de fazer outro interrail. Não tenho culpa de não conseguir estar demasiado tempo sem viajar de comboio... E as viagens do Alentejo a Lisboa não contam - são demasiado curtas para apreciar!
De modo que lá vou eu, no meu Ibizazinho, atravessar o estreito de Gibraltar, de barquinho (há muito que não viajava de barco, e também gosto muito!), e aventurar-me por terras Marroquinas. É um percurso generoso para 16 dias (cerca de 4 mil km), que inclui praia, cidade e montanha. Gosto muito da cultura Islâmica, e já o ano passado fui à procura dela quando fui para a Bósnia. Agora vou mesmo para o epicentro! 
Dado que já passei por Marroquina diversas vezes, também não devo ter grandes problemas a circular por Marrocos. Tenho grandes expectativas para esta viagem e espero não me desiludir; já basta ter trocado a Europa do meu coração por África...
Aloha