Saturday, May 28, 2011

Back from Yugoslavia

































































































































































And already missing it!
Tanta beleza encerrada naquele cantinho da Europa... Fala-se de tanta coisa, mas nunca tinha ouvido falar que as maiores cascatas da Europa se situavam no coração da Bósnia, nem tão pouco que o segundo maior canyon do mundo ficava no Montenegro. É bom saber que estes recantos permanecem longe das massas de turismo, mas é uma pena que se fale tão pouco destes países.
Fiz um road trip de cerca de 3500 km pela Croácia, Bósnia, Montenegro e Sérvia, e pude visitar locais fascinantes. Tive de tudo: montanha, mar e cidade.
O nível de vida nestes países permite fazer umas boas férias a um preço mais do que acessível, as pessoas são super simpáticas, ainda que, com excepção da Croácia (e apenas nas zonas mais turísticas) poucas saibam Inglês, mas acreditem, aos poucos, vocês vão-se entendendo com eles e com o fantástico alfabeto cirílico. Ao contrário do que muita gente pensa, são países muito seguros para se andar, apesar da miscelânea de etnias e religiões que ali se cruzam. Algum cuidado a ter nas zonas fronteiriças com a Albânia e o Kosovo, mas na generalidade, senti-me mais segura do que noutras cidades Europeias (incluindo Lisboa).
Os sinais de guerra são ainda visíveis em muitas zonas, especialmente na Bósnia e na Croácia. Apesar de a guerra ter terminado há 15 anos, muitas casas estão ainda em construção. Outras tantas vão mesmo permanecer destruídas, tanto para não esquecerem a guerra sangrenta que ali se travou (e evitar que ocorra novamente), como por questões práticas. É difícil imaginar, para quem não passou por uma guerra, e ainda mais em países ocidentalizados, nos custos de demolição associados a milhares de casas e edifícios... Assim, a solução adoptada foi a de construir ao lado ou à frente do que havia sido destruído. A maior parte das casas que sofreram "apenas" ataques de tiros continuam habitadas.
Escolhi algumas fotos da viagem que fiz e que não conseguem fazer, na maior parte dos casos, jus à beleza das paisagens observadas.
Uma viagem a não perder, para quem, como eu, gosta de explorar um pouco mais da Europa.
Aloha

Saturday, May 7, 2011

Férias!!!





















Um prémio para quem adivinhar o local da foto. Pois é, será um dos meus destinos agora em Maio, durante as primeiras férias do ano! Andarei a passear por lá e pelas redondezas, que é como quem diz, pelas fronteiras mais próximas ;)
Aloha